As dificuldades existentes no ensino de Física se dão, na maioria das vezes, pelo método tradicional de ensino que permeia ainda as práticas de ensino, fazendo com que os professores permaneçam acomodados e desmotivados a reavaliar suas ações em sala de aula e os estudantes, por sua vez, apresentem aversão à disciplina, prejudicando o processo de ensino e aprendizagem de conceitos físicos. Diante disso, novas abordagens de conceitos precisam ser inseridas nas propostas de ensino de Física para que possam promover a real construção de conhecimentos e a participação ativa dos estudantes nas atividades realizadas. Nesse sentido, dentro das atividades do Subprojeto de Física do PIBID/CAPES/UEPB, elaboramos uma proposta didática para discutir conceitos relacionados à astronomia a partir de abordagens inovadoras, a história da ciência, a experimentação problematizadora e a abordagem lúdica, objetivando verificar as potencialidades de cada abordagem para aprendizagem de conceitos de Física, além de observar comportamentos diante das atividades promovidas.Trazemos neste trabalho um relato dessa vivência o que nos permitem destacar que, todas as abordagens conseguiram alcançar os objetivos pretendidos, principalmente em relação à aprendizagem e a participação dos estudantes envolvidos, motivando-os e tornando-os mais ativos, interativos e criativos durante as aulas. Assim, a proposta se mostrou bastante satisfatória e de grande potencial para discutir conceitos de Física no ensino médio.