O presente artigo Carta Aberta: Uma proposta de produção textual para o ensino médio é parte de um relato de experiência desenvolvido em uma turma de 3ª série do Ensino Médio regular noturno da E.E.E.F.M. José Miguel Leão, localizada em São José da Mata - Campina Grande - PB. O principal objetivo da proposta foi trabalhar a produção textual do gênero Carta Aberta a partir de atividades sequenciadas e articuladas (sequência didática), elevando esse gênero a objeto de estudo das aulas de Língua Portuguesa e aperfeiçoando as práticas de escrita dos alunos envolvidos na pesquisa. Esse trabalho, que teve como principal amparo teórico os estudos sobre gêneros textuais de Marcuschi (2008) e Sequência Didática de Schneuwly, Noverraz e Dolz (2004), tomou como corpus para a análise dos dados a descrição e discussão das etapas constituintes da sequência didática aplicada em sala de aula, no intuito de demonstrar que a aprendizagem da escrita não é algo que ocorra espontaneamente, mas sim através de uma proposta de intervenção baseada em atividades sistemáticas e planejadas. Nesse sentido, o estudo contribuiu para constatar que é possível se ensinar e/ou aperfeiçoar a escrita dos estudantes do ensino médio utilizando a transposição dos gêneros textuais para a sala de aula.