O presente trabalho objetiva analisar as atividades que vem sendo desenvolvidas no âmbito do Subprojeto de Geografia, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/CAPES/UEPB, na Escola Estadual São Sebastião, situada na zona Norte da cidade de Campina Grande, especificamente no Bairro do Alto Branco, que tem como objetivos a construção de leitores críticos de mapas a partir das aulas de Geografia, a partir do desenvolvimento do projeto de intervenção e/ou colaboração intitulado “Alfabetização Cartográfica: construção das noções de espaço mediante o espaço vivido - construindo leitores críticos”, vêm sendo desenvolvido ao longo do ano letivo de 2015, trabalhando com duas categorias geográficas: Espaço Geográfico e Lugar, objetivando destacar a influência que estas categorias exercem sobre o ensino da cartografia, voltada a representação do espaço, obtendo como resultado a construção do Caderno de Campo Cartográfico, onde os alunos vem sendo os seus principais autores, a partir das suas percepções cotidianas de representação destes espaços. O projeto vem despertando o interesse do alunado, pois ao longo do período foi registrada maior freqüência nas aulas de Geografia, assim como o diálogo entre a turma que no inicio não era tão viável. A dinamização das aulas mostra-se essencial, observando maior integração dos alunos no cotidiano escolar e a participação no projeto onde o trabalho com diferentes metodologias é de relevantes importâncias para a alfabetização cartográfica. O projeto vem sendo desenvolvido com alunos do 1º ano do Ensino Médio, especificamente 1º ano B dando continuidade ao projeto cartográfico desenvolvido em 2014 na respectiva Escola.