A Literatura de Cordel enquanto socializadora de saberes possibilita ao professor de Língua Portuguesa muitos caminhos que levam ao conhecimento e a uma leitura prazerosa, dentre eles estão a criatividade, a musicalidade, a comicidade e a identificação com situações rotineiras, características estas que os folhetos têm de sobra. Dessa forma, o presente trabalho busca refletir sobre a experiência docente em Literatura desenvolvida como Estágio em uma escola pública do Ensino Fundamental localizada na cidade de Campina Grande – PB. Nossa proposta visa a analisar os resultados obtidos durante as aulas ministradas, buscando elencar pontos positivos e/ou negativos que contribuíram para uma auto-reflexão de nossos papéis enquanto professoras de Literatura, e por conseguinte de Língua Portuguesa. Tal perspectiva tem como bases os estudos de Vicent (2012) e Bragatto (1995), no tocante aos estudos literários no Ensino Fundamental e Abreu (1999), Sobrinho (1982) e Pinheiro (2007), em se tratando do estudo da Literatura de Cordel sob um viés sócio-histórico e pedagogizante. Os resultados finais comprovam que o cordel é um texto rico em possibilidades linguísticas e culturais que levam o aluno a crescer na sua capacidade interpretativa e aumenta a oportunidade de identificação deste público com a sua cultura local.