Artigo CONEDU - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-010-3

AS INFLUÊNCIAS DAS DESIGUALDADES SOCIAS NO CONTEXTO ESCOLAR E O RECURSO HUMANO COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO

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          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
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                  O Movimento Por uma Educa&ccedil;&atilde;o do Campo no Brasil emergiu nos finais da d&eacute;cada de 1990, com maior participa&ccedil;&atilde;o direta e visibilidade dos movimentos sociais na primeira d&eacute;cada do s&eacute;culo XXI, quando o debate sobre o direito &agrave; educa&ccedil;&atilde;o do campo passou a fazer parte das pautas de discuss&atilde;o em diversos espa&ccedil;os, suscitando o debate nas universidades p&uacute;blicas, nas institui&ccedil;&otilde;es governamentais e n&atilde;o governamentais, nos organismos internacionais, nos diversos setores sociais e nas esferas de tomada de decis&atilde;o pol&iacute;tica local e nacional. Neste per&iacute;odo, os movimentos sociais protagonizaram a constru&ccedil;&atilde;o da pol&iacute;tica de educa&ccedil;&atilde;o do campo, ao colocar na agenda pol&iacute;tica a luta pela reforma agr&aacute;ria, direitos humanos, dignidade, educa&ccedil;&atilde;o e cidadania.<br />\r\n
                  No setor p&uacute;blico, a ades&atilde;o de professores, gestores e investigadores contribuiu para a aproxima&ccedil;&atilde;o entre as universidades brasileiras, os movimentos sociais e as institui&ccedil;&otilde;es municipais, estaduais e federais, a exemplo do Minist&eacute;rio da Educa&ccedil;&atilde;o e Cultura (MEC), Minist&eacute;rio do Desenvolvimento e Reforma Agr&aacute;ria (MDA); Secretarias de Educa&ccedil;&atilde;o dos Estados e Munic&iacute;pios; Instituto de Coloniza&ccedil;&atilde;o e Reforma Agr&aacute;ria (INCRA); Programa Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o na Reforma Agr&aacute;ria (PRONERA) e o Movimento Sem Terra (MST) na formula&ccedil;&atilde;o de projetos e programas de forma&ccedil;&atilde;o de professores para atuar em &aacute;reas de reforma agr&aacute;ria. As a&ccedil;&otilde;es interinstitucionais no &acirc;mbito das pol&iacute;ticas educativas no Brasill possibiliaram a elabora&ccedil;&atilde;o de projetos e propostas de educa&ccedil;&atilde;o e forma&ccedil;&atilde;o de educadores do campo, ao mesmo tempo em que promoveu o di&aacute;logo intercultural, as tens&otilde;es e contradi&ccedil;&otilde;es &nbsp;nos &nbsp;processos de forma&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  Diversos sujeitos e atores contribu&iacute;ram para a constru&ccedil;&atilde;o do Movimentos por uma educa&ccedil;&atilde;o do campo e por uma Pol&iacute;tica de Educa&ccedil;&atilde;o do Campo. Neste cen&aacute;rio o CONEDU contribui para a articula&ccedil;&atilde;o de uma rede brasileira de sujeitos, isntitui&ccedil;&otilde;es e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, divulgar a &nbsp;produ&ccedil;&atilde;o cientifica e refletir acerca da participa&ccedil;&atilde;o dos sujeitos sociais nos processos de constru&ccedil;&atilde;o da Pol&iacute;tica de Educa&ccedil;&atilde;o do Campo no Territ&oacute;rio brasileiro, sob diversos olhares, perspectivas e reflex&otilde;es te&oacute;ricas. Esperamos que as pequisas aqui apresentadas contribuam para uma vis&atilde;o do cen&aacute;rio, contextos, sujeitos e processso na constru&ccedil;&atilde;o da Pol&iacute;tica de Educa&ccedil;&atilde;o do Campo no Brasil.&nbsp;<br />\r\n
                  Esperamos que este ebook possa contribuir contribuir para compreender os contextos, os sujeitos e os processos de forma&ccedil;&atilde;o e compreender como os educadores constroem suas identidades, profissionalidade, saberes docentes e como ocorre a rela&ccedil;&atilde;o com os saberes na forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada, com base no pressuposto de que o fazer e o saber pedag&oacute;gico &eacute; mediado pelo di&aacute;logo entre as diferen&ccedil;as, e devem levar em conta os contextos, a cultura e vis&atilde;o de mundo que envolve professores, alunos, institui&ccedil;&otilde;es formadoras e a comunidade local numa rela&ccedil;&atilde;o existencial, pol&iacute;tica, pedag&oacute;gica e ideol&oacute;gica atrav&eacute;s da pr&aacute;xis pedag&oacute;gica<br />\r\n
                  Desejamos a todos uma boa leitura.&nbsp;&nbsp;
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                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
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                  SILVANA CHAGAS HOLANDA<br />\r\n
                  UBIRANY LOPES FERREIRA<br />\r\n
                  JOSANIEL VIEIRA DA SILVA<br />\r\n
                  LEONARDO CARBONIERI CAMPOY<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA<br />\r\n
                  WALD&Ecirc;NIA LE&Atilde;O DE CARVALHO<br />\r\n
                  THAIS FERNANDES DE AMORIM<br />\r\n
                  CARLOS EDUARDO DIAS DA SILVA<br />\r\n
                  MICHELL PLATTINI NASCIMENTO GOMES<br />\r\n
                  ANA MARIA SOTERO PEREIRA<br />\r\n
                  DELIANE MACEDO FARIAS DE SOUSA<br />\r\n
                  MARIA DE F&Aacute;TIMA OLIVEIRA BATISTA<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
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                  O Movimento Por uma Educa&ccedil;&atilde;o do Campo no Brasil emergiu nos finais da d&eacute;cada de 1990, com maior participa&ccedil;&atilde;o direta e visibilidade dos movimentos sociais na primeira d&eacute;cada do s&eacute;culo XXI, quando o debate sobre o direito &agrave; educa&ccedil;&atilde;o do campo passou a fazer parte das pautas de discuss&atilde;o em diversos espa&ccedil;os, suscitando o debate nas universidades p&uacute;blicas, nas institui&ccedil;&otilde;es governamentais e n&atilde;o governamentais, nos organismos internacionais, nos diversos setores sociais e nas esferas de tomada de decis&atilde;o pol&iacute;tica local e nacional. Neste per&iacute;odo, os movimentos sociais protagonizaram a constru&ccedil;&atilde;o da pol&iacute;tica de educa&ccedil;&atilde;o do campo, ao colocar na agenda pol&iacute;tica a luta pela reforma agr&aacute;ria, direitos humanos, dignidade, educa&ccedil;&atilde;o e cidadania.<br />\r\n
                  No setor p&uacute;blico, a ades&atilde;o de professores, gestores e investigadores contribuiu para a aproxima&ccedil;&atilde;o entre as universidades brasileiras, os movimentos sociais e as institui&ccedil;&otilde;es municipais, estaduais e federais, a exemplo do Minist&eacute;rio da Educa&ccedil;&atilde;o e Cultura (MEC), Minist&eacute;rio do Desenvolvimento e Reforma Agr&aacute;ria (MDA); Secretarias de Educa&ccedil;&atilde;o dos Estados e Munic&iacute;pios; Instituto de Coloniza&ccedil;&atilde;o e Reforma Agr&aacute;ria (INCRA); Programa Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o na Reforma Agr&aacute;ria (PRONERA) e o Movimento Sem Terra (MST) na formula&ccedil;&atilde;o de projetos e programas de forma&ccedil;&atilde;o de professores para atuar em &aacute;reas de reforma agr&aacute;ria. As a&ccedil;&otilde;es interinstitucionais no &acirc;mbito das pol&iacute;ticas educativas no Brasill possibiliaram a elabora&ccedil;&atilde;o de projetos e propostas de educa&ccedil;&atilde;o e forma&ccedil;&atilde;o de educadores do campo, ao mesmo tempo em que promoveu o di&aacute;logo intercultural, as tens&otilde;es e contradi&ccedil;&otilde;es &nbsp;nos &nbsp;processos de forma&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  Diversos sujeitos e atores contribu&iacute;ram para a constru&ccedil;&atilde;o do Movimentos por uma educa&ccedil;&atilde;o do campo e por uma Pol&iacute;tica de Educa&ccedil;&atilde;o do Campo. Neste cen&aacute;rio o CONEDU contribui para a articula&ccedil;&atilde;o de uma rede brasileira de sujeitos, isntitui&ccedil;&otilde;es e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, divulgar a &nbsp;produ&ccedil;&atilde;o cientifica e refletir acerca da participa&ccedil;&atilde;o dos sujeitos sociais nos processos de constru&ccedil;&atilde;o da Pol&iacute;tica de Educa&ccedil;&atilde;o do Campo no Territ&oacute;rio brasileiro, sob diversos olhares, perspectivas e reflex&otilde;es te&oacute;ricas. Esperamos que as pequisas aqui apresentadas contribuam para uma vis&atilde;o do cen&aacute;rio, contextos, sujeitos e processso na constru&ccedil;&atilde;o da Pol&iacute;tica de Educa&ccedil;&atilde;o do Campo no Brasil.&nbsp;<br />\r\n
                  Esperamos que este ebook possa contribuir contribuir para compreender os contextos, os sujeitos e os processos de forma&ccedil;&atilde;o e compreender como os educadores constroem suas identidades, profissionalidade, saberes docentes e como ocorre a rela&ccedil;&atilde;o com os saberes na forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada, com base no pressuposto de que o fazer e o saber pedag&oacute;gico &eacute; mediado pelo di&aacute;logo entre as diferen&ccedil;as, e devem levar em conta os contextos, a cultura e vis&atilde;o de mundo que envolve professores, alunos, institui&ccedil;&otilde;es formadoras e a comunidade local numa rela&ccedil;&atilde;o existencial, pol&iacute;tica, pedag&oacute;gica e ideol&oacute;gica atrav&eacute;s da pr&aacute;xis pedag&oacute;gica<br />\r\n
                  Desejamos a todos uma boa leitura.&nbsp;&nbsp;
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                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
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                  SILVANA CHAGAS HOLANDA<br />\r\n
                  UBIRANY LOPES FERREIRA<br />\r\n
                  JOSANIEL VIEIRA DA SILVA<br />\r\n
                  LEONARDO CARBONIERI CAMPOY<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA<br />\r\n
                  WALD&Ecirc;NIA LE&Atilde;O DE CARVALHO<br />\r\n
                  THAIS FERNANDES DE AMORIM<br />\r\n
                  CARLOS EDUARDO DIAS DA SILVA<br />\r\n
                  MICHELL PLATTINI NASCIMENTO GOMES<br />\r\n
                  ANA MARIA SOTERO PEREIRA<br />\r\n
                  DELIANE MACEDO FARIAS DE SOUSA<br />\r\n
                  MARIA DE F&Aacute;TIMA OLIVEIRA BATISTA<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
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Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

A presente pesquisa busca discutir, através de uma revisão de literatura, as implicâncias das problemáticas da desigualdade social nas escolas e como o processo de socialização e o recurso humano podem ser uma das lentes para se ampliar o olhar dos problemas escolares. Para a discussão utilizaremos os autores como Bourdieu (1998), Nogueira, Piotto e Nogueira (2021), Reis e Nogueira (2021), Jesus (2018) e Érnica e Batista (2012), para falar da implicância da desigualdade social na realidade escolar. Autores como Berger e Berger (1990) e Lahire (1997) nos ajudarão na discussão sobre a importância do processo de socialização, e por fim utilizaremos a pesquisa de Perpétuo e Coutrim (2022) para referendar a importância do recurso humano como agente de transformação da realidade escolar. Por fim, conclui-se que analisar as problemáticas socais e sua influência na escola é uma proposta para refletirmos sobre os caminhos da sociedade e o papel do ser humano em todo contexto. Importante ressaltar que não se trata de uma forma conclusiva ou simplista para a resolução dos problemas dos contextos educacionais, mas sim um ponto de reflexão diante de toda complexidade para a própria questão de si e do recurso humano como agente transformador. As discussões apresentadas apontam a novos horizontes e reflexões para ao caminho de uma boa educação.

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