DESAFIOS E PROPOSIÇÕES DIANTE DO CURRÍCULO DA BASE DIVERSIFICADA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE TEMPO INTEGRAL EM FORTALEZA/CE.
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 118882 "edicao_id" => 360 "trabalho_id" => 3498 "inscrito_id" => 11744 "titulo" => "DESAFIOS E PROPOSIÇÕES DIANTE DO CURRÍCULO DA BASE DIVERSIFICADA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE TEMPO INTEGRAL EM FORTALEZA/CE." "resumo" => "Este trabalho tem como eixo de discussão o currículo proposto nas Escolas de Tempo Integral de Fortaleza (ETIs), especificamente o que compõe a base diversificada no ensino fundamental anos finais. Um dos entraves presentes nessa proposição curricular e sua aplicação é a escassa formação continuada dos professores da rede e/ou a inadequação dos materiais balizadores, os quais não contemplam todas as áreas de formação. O desafio é refletir sobre a atuação docente dos profissionais licenciados nas áreas específicas, que precisam incluir em sua carga horária horas dedicadas à base diversificada – que engloba disciplinas como Formação Cidadã, Projeto de Vida, Protagonismo Juvenil, entre outras, além de eletivas construídas de modo interdisciplinar. Conforme as Diretrizes Curriculares de Fortaleza (DCRFor, 2023), o currículo também tem como objetivo o desenvolvimento de competências socioemocionais. Como afirmou Carneiro (2019), a aprendizagem está adquirindo uma gramática própria, dissociando-se da relação direta com o ensino. Assim, partimos de uma pergunta: como podem os professores oferecer disciplinas da base diversificada sem a devida formação (inicial e continuada), que impede o estabelecimento dos critérios conceituais, procedimentais e atitudinais que deveriam compor a relação de ensino-aprendizagem? Destarte, propomos uma construção curricular de uma base diversificada que contemple os docentes de modo que a discussão seja ampla, plural e horizontal e resulte em uma prática pedagógica consciente e exequível. Além disso, a pesquisa sugere possíveis caminhos que podem ser trilhados para uma formação continuada permanente, que esteja em diálogo com a atuação docente e compreenda propostas didáticas no contexto das ETIs." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID11744_TB3498_28102024212703.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:49:35" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA MARTINS GUEDES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA GUEDES" "autor_email" => "jmartinsguedes@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT2" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67910117ca323_22012025113047.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:44:16" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 118882 "edicao_id" => 360 "trabalho_id" => 3498 "inscrito_id" => 11744 "titulo" => "DESAFIOS E PROPOSIÇÕES DIANTE DO CURRÍCULO DA BASE DIVERSIFICADA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE TEMPO INTEGRAL EM FORTALEZA/CE." "resumo" => "Este trabalho tem como eixo de discussão o currículo proposto nas Escolas de Tempo Integral de Fortaleza (ETIs), especificamente o que compõe a base diversificada no ensino fundamental anos finais. Um dos entraves presentes nessa proposição curricular e sua aplicação é a escassa formação continuada dos professores da rede e/ou a inadequação dos materiais balizadores, os quais não contemplam todas as áreas de formação. O desafio é refletir sobre a atuação docente dos profissionais licenciados nas áreas específicas, que precisam incluir em sua carga horária horas dedicadas à base diversificada – que engloba disciplinas como Formação Cidadã, Projeto de Vida, Protagonismo Juvenil, entre outras, além de eletivas construídas de modo interdisciplinar. Conforme as Diretrizes Curriculares de Fortaleza (DCRFor, 2023), o currículo também tem como objetivo o desenvolvimento de competências socioemocionais. Como afirmou Carneiro (2019), a aprendizagem está adquirindo uma gramática própria, dissociando-se da relação direta com o ensino. Assim, partimos de uma pergunta: como podem os professores oferecer disciplinas da base diversificada sem a devida formação (inicial e continuada), que impede o estabelecimento dos critérios conceituais, procedimentais e atitudinais que deveriam compor a relação de ensino-aprendizagem? Destarte, propomos uma construção curricular de uma base diversificada que contemple os docentes de modo que a discussão seja ampla, plural e horizontal e resulte em uma prática pedagógica consciente e exequível. Além disso, a pesquisa sugere possíveis caminhos que podem ser trilhados para uma formação continuada permanente, que esteja em diálogo com a atuação docente e compreenda propostas didáticas no contexto das ETIs." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID11744_TB3498_28102024212703.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:49:35" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA MARTINS GUEDES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA GUEDES" "autor_email" => "jmartinsguedes@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT2" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67910117ca323_22012025113047.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:44:16" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 360 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol3" "nome" => "CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT2" "logo" => null "capa" => "67910117ca323_22012025113047.jpg" "timbrado" => "67910117caf31_22012025113047.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:44:16" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:45" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 360 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol3" "nome" => "CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT2" "logo" => null "capa" => "67910117ca323_22012025113047.jpg" "timbrado" => "67910117caf31_22012025113047.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:44:16" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:45" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 229 "edicao_id" => 360 "codigo" => "978-65-5222-026-4" "capa" => "67910117cd50e_22012025113047.jpg" "titulo" => "CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)" "prefacio" => """ Falar de Currículos e Didáticas sempre nos remete ao espaço-tempo escolar. Se é verdade que nas escolas se vive um movimento de massificação de informações, reafirmando a reprodução de modelos, em sua maioria caracterizados pela dita “grande mídia”, pelas meta-narrativas que invisibilizam experiências singulares e culturas locais, também é verdade que o cotidiano escolar, como espaço/tempo complexo, é lugar de produção, de criação, de indagação e de rebeldia. Se a escola, hoje, ainda sofre e padece sob os efeitos do conservadorismo, da política da mesmidade, do desejo de uniformidade e da produção de homogeneidades, se ela ainda caminha, de modo hegemônico, no sentido de apresentar respostas, solucionar problemas, equacionar a “incivilidade” do outro, do diferente, do diverso, ela também é o lugar onde a diferença pode ser desconstruída como desvio e legitimada como constitutiva das relações de alteridade. A escola também é um espaço praticado onde as homogeneidades são desfeitas, onde a esperança floresce como fruto possível de um mundo outro. Se por um lado o cotidiano escolar tem sido marcado por esse tempo de automatismo, aceleração e controle social, por outro, esse mesmo cotidiano apresenta caminhos a serem trilhados, convites a pensar nossas relações com o mundo e no mundo. Os trabalhos apresentados no X CONEDU foram sem sombra de dúvidas de alto nível quanto interligam currículos, didáticas e escolas. O que me parece ser o centro das nossas preocupações teóricas e epistemológicas são as questões que envolvem esse “trio” pedagógico brasileiro. Que reconfigurações o currículo vem sofrendo? Como compreendê-lo no interior de jogos sem saber-poder que a constituem de modos díspares? De que maneira olhar para as múltiplas didáticas presentes no chão da escola que lhe acometem? A pandemia de Covid-19 mudou nosso pensamento sobre os currículos e as didáticas? Quais os impactos dos novos dispositivos tecnológicos nessa instituição? O que as macropolíticas têm para dizer no tocante aos currículos? O que os novos sujeitos da pedagogia estão pensando sobre ela? Como os movimentos culturais e sociais estão percebendo a escola? O que nós, pesquisadores(as) em educação e professores(as), como herdeiros dessa instituição, temos a dizer? Posso dizer, que os trabalhos apresentados no x CONEDU responderam de alguma forma essas questões e abriram novas questões. Os textos produzidos a partir do campo da pesquisa em educação têm sido em torno do campo das pesquisas dos currículos e das didáticas para interrogar os modos neoconservadores e apolitícos. Assim, não falamos somente em currículos e didáticas escolares, mas das diferentes cotidianidades, com suas pluralidades de praticantespensantes, que criam outros processos políticos na didática educacional, nos currículos praticados, no planejamento e financiamento da educação e das ações governamentais de enfrentamentos às desigualdades mediadas pelas escolas. Consideramos que estudar as didáticas e os currículos em seus processos de implementação nos cotidianos nos parece fundamental para pensarmos naquilo que se produz com os usos dos sujeitos. Por fim, desejo uma boa leitura para todos. <br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO <br />\r\n ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES """ "conselho_editorial" => """ ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES<br />\r\n ANA PAULA DA SILVA SANTOS<br />\r\n ANTONIA VALBENIA AURÉLIO ROSA<br />\r\n CLARISSA QUINTANILHA<br />\r\n FLÁVIO MUNIZ CHAVES<br />\r\n GUILHERME PEREIRA STRIBEL<br />\r\n GUSTAVO DINIZ DE MESQUITA TAVEIRA<br />\r\n HUGO CESAR BUENO NUNES<br />\r\n LUIS PAULO CRUZ BORGES<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n RAFAEL HONORATO<br />\r\n RAFAEL MARQUES GONCALVES<br />\r\n ROSALVO NOBRE CARNEIRO<br />\r\n ROSELY DE OLIVEIRA MACÁRIO<br />\r\n SANDRO TIAGO DA SILVA FIGUEIRA<br />\r\n STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n VALDEIR PEREIRA SILVA<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "67929cbf746e6_23012025164711.pdf" "arquivo" => "29012025081031-CONEDU---DIDATICA-E-CURRICULO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:44:16" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:45" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 229 "edicao_id" => 360 "codigo" => "978-65-5222-026-4" "capa" => "67910117cd50e_22012025113047.jpg" "titulo" => "CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)" "prefacio" => """ Falar de Currículos e Didáticas sempre nos remete ao espaço-tempo escolar. Se é verdade que nas escolas se vive um movimento de massificação de informações, reafirmando a reprodução de modelos, em sua maioria caracterizados pela dita “grande mídia”, pelas meta-narrativas que invisibilizam experiências singulares e culturas locais, também é verdade que o cotidiano escolar, como espaço/tempo complexo, é lugar de produção, de criação, de indagação e de rebeldia. Se a escola, hoje, ainda sofre e padece sob os efeitos do conservadorismo, da política da mesmidade, do desejo de uniformidade e da produção de homogeneidades, se ela ainda caminha, de modo hegemônico, no sentido de apresentar respostas, solucionar problemas, equacionar a “incivilidade” do outro, do diferente, do diverso, ela também é o lugar onde a diferença pode ser desconstruída como desvio e legitimada como constitutiva das relações de alteridade. A escola também é um espaço praticado onde as homogeneidades são desfeitas, onde a esperança floresce como fruto possível de um mundo outro. Se por um lado o cotidiano escolar tem sido marcado por esse tempo de automatismo, aceleração e controle social, por outro, esse mesmo cotidiano apresenta caminhos a serem trilhados, convites a pensar nossas relações com o mundo e no mundo. Os trabalhos apresentados no X CONEDU foram sem sombra de dúvidas de alto nível quanto interligam currículos, didáticas e escolas. O que me parece ser o centro das nossas preocupações teóricas e epistemológicas são as questões que envolvem esse “trio” pedagógico brasileiro. Que reconfigurações o currículo vem sofrendo? Como compreendê-lo no interior de jogos sem saber-poder que a constituem de modos díspares? De que maneira olhar para as múltiplas didáticas presentes no chão da escola que lhe acometem? A pandemia de Covid-19 mudou nosso pensamento sobre os currículos e as didáticas? Quais os impactos dos novos dispositivos tecnológicos nessa instituição? O que as macropolíticas têm para dizer no tocante aos currículos? O que os novos sujeitos da pedagogia estão pensando sobre ela? Como os movimentos culturais e sociais estão percebendo a escola? O que nós, pesquisadores(as) em educação e professores(as), como herdeiros dessa instituição, temos a dizer? Posso dizer, que os trabalhos apresentados no x CONEDU responderam de alguma forma essas questões e abriram novas questões. Os textos produzidos a partir do campo da pesquisa em educação têm sido em torno do campo das pesquisas dos currículos e das didáticas para interrogar os modos neoconservadores e apolitícos. Assim, não falamos somente em currículos e didáticas escolares, mas das diferentes cotidianidades, com suas pluralidades de praticantespensantes, que criam outros processos políticos na didática educacional, nos currículos praticados, no planejamento e financiamento da educação e das ações governamentais de enfrentamentos às desigualdades mediadas pelas escolas. Consideramos que estudar as didáticas e os currículos em seus processos de implementação nos cotidianos nos parece fundamental para pensarmos naquilo que se produz com os usos dos sujeitos. Por fim, desejo uma boa leitura para todos. <br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO <br />\r\n ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES """ "conselho_editorial" => """ ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES<br />\r\n ANA PAULA DA SILVA SANTOS<br />\r\n ANTONIA VALBENIA AURÉLIO ROSA<br />\r\n CLARISSA QUINTANILHA<br />\r\n FLÁVIO MUNIZ CHAVES<br />\r\n GUILHERME PEREIRA STRIBEL<br />\r\n GUSTAVO DINIZ DE MESQUITA TAVEIRA<br />\r\n HUGO CESAR BUENO NUNES<br />\r\n LUIS PAULO CRUZ BORGES<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n RAFAEL HONORATO<br />\r\n RAFAEL MARQUES GONCALVES<br />\r\n ROSALVO NOBRE CARNEIRO<br />\r\n ROSELY DE OLIVEIRA MACÁRIO<br />\r\n SANDRO TIAGO DA SILVA FIGUEIRA<br />\r\n STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n VALDEIR PEREIRA SILVA<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "67929cbf746e6_23012025164711.pdf" "arquivo" => "29012025081031-CONEDU---DIDATICA-E-CURRICULO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:44:16" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:45" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }