Artigo CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-026-4

DESAFIOS E PROPOSIÇÕES DIANTE DO CURRÍCULO DA BASE DIVERSIFICADA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE TEMPO INTEGRAL EM FORTALEZA/CE.

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 02 - Didática e currículo
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 118882
    "edicao_id" => 360
    "trabalho_id" => 3498
    "inscrito_id" => 11744
    "titulo" => "DESAFIOS E PROPOSIÇÕES DIANTE DO CURRÍCULO DA BASE DIVERSIFICADA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE TEMPO INTEGRAL EM FORTALEZA/CE."
    "resumo" => "Este trabalho tem como eixo de discussão o currículo proposto nas Escolas de Tempo Integral de Fortaleza (ETIs), especificamente o que compõe a base diversificada no ensino fundamental anos finais. Um dos entraves presentes nessa proposição curricular e sua aplicação é a escassa formação continuada dos professores da rede e/ou a inadequação dos materiais balizadores, os quais não contemplam todas as áreas de formação. O desafio é refletir sobre a atuação docente dos profissionais licenciados nas áreas específicas, que precisam incluir em sua carga horária horas dedicadas à base diversificada – que engloba disciplinas como Formação Cidadã, Projeto de Vida, Protagonismo Juvenil, entre outras, além de eletivas construídas de modo interdisciplinar. Conforme as Diretrizes Curriculares de Fortaleza (DCRFor, 2023), o currículo também tem como objetivo o desenvolvimento de competências socioemocionais. Como afirmou Carneiro (2019), a aprendizagem está adquirindo uma gramática própria, dissociando-se da relação direta com o ensino. Assim, partimos de uma pergunta: como podem os professores oferecer disciplinas da base diversificada sem a devida formação (inicial e continuada), que impede o estabelecimento dos critérios conceituais, procedimentais e atitudinais que deveriam compor a relação de ensino-aprendizagem? Destarte, propomos uma construção curricular de uma base diversificada que contemple os docentes de modo que a discussão seja ampla, plural e horizontal e resulte em uma prática pedagógica consciente e exequível. Além disso, a pesquisa sugere possíveis caminhos que podem ser trilhados para uma formação continuada permanente, que esteja em diálogo com a atuação docente e compreenda propostas didáticas no contexto das ETIs."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID11744_TB3498_28102024212703.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 09:49:35"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA MARTINS GUEDES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA GUEDES"
    "autor_email" => "jmartinsguedes@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT2"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "67910117ca323_22012025113047.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:44:16"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 118882
    "edicao_id" => 360
    "trabalho_id" => 3498
    "inscrito_id" => 11744
    "titulo" => "DESAFIOS E PROPOSIÇÕES DIANTE DO CURRÍCULO DA BASE DIVERSIFICADA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE TEMPO INTEGRAL EM FORTALEZA/CE."
    "resumo" => "Este trabalho tem como eixo de discussão o currículo proposto nas Escolas de Tempo Integral de Fortaleza (ETIs), especificamente o que compõe a base diversificada no ensino fundamental anos finais. Um dos entraves presentes nessa proposição curricular e sua aplicação é a escassa formação continuada dos professores da rede e/ou a inadequação dos materiais balizadores, os quais não contemplam todas as áreas de formação. O desafio é refletir sobre a atuação docente dos profissionais licenciados nas áreas específicas, que precisam incluir em sua carga horária horas dedicadas à base diversificada – que engloba disciplinas como Formação Cidadã, Projeto de Vida, Protagonismo Juvenil, entre outras, além de eletivas construídas de modo interdisciplinar. Conforme as Diretrizes Curriculares de Fortaleza (DCRFor, 2023), o currículo também tem como objetivo o desenvolvimento de competências socioemocionais. Como afirmou Carneiro (2019), a aprendizagem está adquirindo uma gramática própria, dissociando-se da relação direta com o ensino. Assim, partimos de uma pergunta: como podem os professores oferecer disciplinas da base diversificada sem a devida formação (inicial e continuada), que impede o estabelecimento dos critérios conceituais, procedimentais e atitudinais que deveriam compor a relação de ensino-aprendizagem? Destarte, propomos uma construção curricular de uma base diversificada que contemple os docentes de modo que a discussão seja ampla, plural e horizontal e resulte em uma prática pedagógica consciente e exequível. Além disso, a pesquisa sugere possíveis caminhos que podem ser trilhados para uma formação continuada permanente, que esteja em diálogo com a atuação docente e compreenda propostas didáticas no contexto das ETIs."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID11744_TB3498_28102024212703.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 09:49:35"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA MARTINS GUEDES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA GUEDES"
    "autor_email" => "jmartinsguedes@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT2"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "67910117ca323_22012025113047.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:44:16"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 360
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT2"
        "logo" => null
        "capa" => "67910117ca323_22012025113047.jpg"
        "timbrado" => "67910117caf31_22012025113047.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-08 16:44:16"
        "updated_at" => "2025-01-29 14:00:45"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 360
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT2"
        "logo" => null
        "capa" => "67910117ca323_22012025113047.jpg"
        "timbrado" => "67910117caf31_22012025113047.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-08 16:44:16"
        "updated_at" => "2025-01-29 14:00:45"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 229
                "edicao_id" => 360
                "codigo" => "978-65-5222-026-4"
                "capa" => "67910117cd50e_22012025113047.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Falar de Curr&iacute;culos e Did&aacute;ticas sempre nos remete ao espa&ccedil;o-tempo escolar. Se &eacute; verdade que nas escolas se vive um movimento de massifica&ccedil;&atilde;o de informa&ccedil;&otilde;es, reafirmando a reprodu&ccedil;&atilde;o de modelos, em sua maioria caracterizados pela dita &ldquo;grande m&iacute;dia&rdquo;, pelas meta-narrativas que invisibilizam experi&ecirc;ncias singulares e culturas locais, tamb&eacute;m &eacute; verdade que o cotidiano escolar, como espa&ccedil;o/tempo complexo, &eacute; lugar de produ&ccedil;&atilde;o, de cria&ccedil;&atilde;o, de indaga&ccedil;&atilde;o e de rebeldia. Se a escola, hoje, ainda sofre e padece sob os efeitos do conservadorismo, da pol&iacute;tica da mesmidade, do desejo de uniformidade e da produ&ccedil;&atilde;o de homogeneidades, se ela ainda caminha, de modo hegem&ocirc;nico, no sentido de apresentar respostas, solucionar problemas, equacionar a &ldquo;incivilidade&rdquo; do outro, do diferente, do diverso, ela tamb&eacute;m &eacute; o lugar onde a diferen&ccedil;a pode ser desconstru&iacute;da como desvio e legitimada como constitutiva das rela&ccedil;&otilde;es de alteridade. A escola tamb&eacute;m &eacute; um espa&ccedil;o praticado onde as homogeneidades s&atilde;o desfeitas, onde a esperan&ccedil;a floresce como fruto poss&iacute;vel de um mundo outro. Se por um lado o cotidiano escolar tem sido marcado por esse tempo de automatismo, acelera&ccedil;&atilde;o e controle social, por outro, esse mesmo cotidiano apresenta caminhos a serem trilhados, convites a pensar nossas rela&ccedil;&otilde;es com o mundo e no mundo. Os trabalhos apresentados no X CONEDU foram sem sombra de d&uacute;vidas de alto n&iacute;vel quanto interligam curr&iacute;culos, did&aacute;ticas e escolas. O que me parece ser o centro das nossas preocupa&ccedil;&otilde;es te&oacute;ricas e epistemol&oacute;gicas s&atilde;o as quest&otilde;es que envolvem esse &ldquo;trio&rdquo; pedag&oacute;gico brasileiro. Que reconfigura&ccedil;&otilde;es o curr&iacute;culo vem sofrendo? Como compreend&ecirc;-lo no interior de jogos sem saber-poder que a constituem de modos d&iacute;spares? De que maneira olhar para as m&uacute;ltiplas did&aacute;ticas presentes no ch&atilde;o da escola que lhe acometem? A pandemia de Covid-19 mudou nosso pensamento sobre os curr&iacute;culos e as did&aacute;ticas? Quais os impactos dos novos dispositivos tecnol&oacute;gicos nessa institui&ccedil;&atilde;o? O que as macropol&iacute;ticas t&ecirc;m para dizer no tocante aos curr&iacute;culos? O que os novos sujeitos da pedagogia est&atilde;o pensando sobre ela? Como os movimentos culturais e sociais est&atilde;o percebendo a escola? O que n&oacute;s, pesquisadores(as) em educa&ccedil;&atilde;o e professores(as), como herdeiros dessa institui&ccedil;&atilde;o, temos a dizer? Posso dizer, que os trabalhos apresentados no x CONEDU responderam &nbsp;de alguma forma essas quest&otilde;es e abriram novas quest&otilde;es. Os textos produzidos a partir do &nbsp;campo da pesquisa em educa&ccedil;&atilde;o t&ecirc;m sido em torno do campo das pesquisas dos curr&iacute;culos e das did&aacute;ticas para interrogar os modos neoconservadores e apolit&iacute;cos. Assim, n&atilde;o falamos somente em curr&iacute;culos e did&aacute;ticas escolares, mas das diferentes cotidianidades, com suas pluralidades de praticantespensantes, que criam outros processos pol&iacute;ticos na did&aacute;tica educacional, nos curr&iacute;culos praticados, no planejamento e financiamento da educa&ccedil;&atilde;o e das a&ccedil;&otilde;es governamentais de enfrentamentos &agrave;s desigualdades mediadas pelas escolas. Consideramos que estudar as did&aacute;ticas e os curr&iacute;culos em seus processos de implementa&ccedil;&atilde;o nos cotidianos nos parece fundamental para pensarmos naquilo que se produz com os usos dos sujeitos. Por fim, desejo uma boa leitura para todos.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n
                  ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES<br />\r\n
                  ANA PAULA DA SILVA SANTOS<br />\r\n
                  ANTONIA VALBENIA AUR&Eacute;LIO ROSA<br />\r\n
                  CLARISSA QUINTANILHA<br />\r\n
                  FL&Aacute;VIO MUNIZ CHAVES<br />\r\n
                  GUILHERME PEREIRA STRIBEL<br />\r\n
                  GUSTAVO DINIZ DE MESQUITA TAVEIRA<br />\r\n
                  HUGO CESAR BUENO NUNES<br />\r\n
                  LUIS PAULO CRUZ BORGES<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  RAFAEL HONORATO<br />\r\n
                  RAFAEL MARQUES GONCALVES<br />\r\n
                  ROSALVO NOBRE CARNEIRO<br />\r\n
                  ROSELY DE OLIVEIRA MAC&Aacute;RIO<br />\r\n
                  SANDRO TIAGO DA SILVA FIGUEIRA<br />\r\n
                  STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  VALDEIR PEREIRA SILVA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => "67929cbf746e6_23012025164711.pdf"
                "arquivo" => "29012025081031-CONEDU---DIDATICA-E-CURRICULO--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-08 16:44:16"
                "updated_at" => "2025-01-29 14:00:45"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 229
                "edicao_id" => 360
                "codigo" => "978-65-5222-026-4"
                "capa" => "67910117cd50e_22012025113047.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  Falar de Curr&iacute;culos e Did&aacute;ticas sempre nos remete ao espa&ccedil;o-tempo escolar. Se &eacute; verdade que nas escolas se vive um movimento de massifica&ccedil;&atilde;o de informa&ccedil;&otilde;es, reafirmando a reprodu&ccedil;&atilde;o de modelos, em sua maioria caracterizados pela dita &ldquo;grande m&iacute;dia&rdquo;, pelas meta-narrativas que invisibilizam experi&ecirc;ncias singulares e culturas locais, tamb&eacute;m &eacute; verdade que o cotidiano escolar, como espa&ccedil;o/tempo complexo, &eacute; lugar de produ&ccedil;&atilde;o, de cria&ccedil;&atilde;o, de indaga&ccedil;&atilde;o e de rebeldia. Se a escola, hoje, ainda sofre e padece sob os efeitos do conservadorismo, da pol&iacute;tica da mesmidade, do desejo de uniformidade e da produ&ccedil;&atilde;o de homogeneidades, se ela ainda caminha, de modo hegem&ocirc;nico, no sentido de apresentar respostas, solucionar problemas, equacionar a &ldquo;incivilidade&rdquo; do outro, do diferente, do diverso, ela tamb&eacute;m &eacute; o lugar onde a diferen&ccedil;a pode ser desconstru&iacute;da como desvio e legitimada como constitutiva das rela&ccedil;&otilde;es de alteridade. A escola tamb&eacute;m &eacute; um espa&ccedil;o praticado onde as homogeneidades s&atilde;o desfeitas, onde a esperan&ccedil;a floresce como fruto poss&iacute;vel de um mundo outro. Se por um lado o cotidiano escolar tem sido marcado por esse tempo de automatismo, acelera&ccedil;&atilde;o e controle social, por outro, esse mesmo cotidiano apresenta caminhos a serem trilhados, convites a pensar nossas rela&ccedil;&otilde;es com o mundo e no mundo. Os trabalhos apresentados no X CONEDU foram sem sombra de d&uacute;vidas de alto n&iacute;vel quanto interligam curr&iacute;culos, did&aacute;ticas e escolas. O que me parece ser o centro das nossas preocupa&ccedil;&otilde;es te&oacute;ricas e epistemol&oacute;gicas s&atilde;o as quest&otilde;es que envolvem esse &ldquo;trio&rdquo; pedag&oacute;gico brasileiro. Que reconfigura&ccedil;&otilde;es o curr&iacute;culo vem sofrendo? Como compreend&ecirc;-lo no interior de jogos sem saber-poder que a constituem de modos d&iacute;spares? De que maneira olhar para as m&uacute;ltiplas did&aacute;ticas presentes no ch&atilde;o da escola que lhe acometem? A pandemia de Covid-19 mudou nosso pensamento sobre os curr&iacute;culos e as did&aacute;ticas? Quais os impactos dos novos dispositivos tecnol&oacute;gicos nessa institui&ccedil;&atilde;o? O que as macropol&iacute;ticas t&ecirc;m para dizer no tocante aos curr&iacute;culos? O que os novos sujeitos da pedagogia est&atilde;o pensando sobre ela? Como os movimentos culturais e sociais est&atilde;o percebendo a escola? O que n&oacute;s, pesquisadores(as) em educa&ccedil;&atilde;o e professores(as), como herdeiros dessa institui&ccedil;&atilde;o, temos a dizer? Posso dizer, que os trabalhos apresentados no x CONEDU responderam &nbsp;de alguma forma essas quest&otilde;es e abriram novas quest&otilde;es. Os textos produzidos a partir do &nbsp;campo da pesquisa em educa&ccedil;&atilde;o t&ecirc;m sido em torno do campo das pesquisas dos curr&iacute;culos e das did&aacute;ticas para interrogar os modos neoconservadores e apolit&iacute;cos. Assim, n&atilde;o falamos somente em curr&iacute;culos e did&aacute;ticas escolares, mas das diferentes cotidianidades, com suas pluralidades de praticantespensantes, que criam outros processos pol&iacute;ticos na did&aacute;tica educacional, nos curr&iacute;culos praticados, no planejamento e financiamento da educa&ccedil;&atilde;o e das a&ccedil;&otilde;es governamentais de enfrentamentos &agrave;s desigualdades mediadas pelas escolas. Consideramos que estudar as did&aacute;ticas e os curr&iacute;culos em seus processos de implementa&ccedil;&atilde;o nos cotidianos nos parece fundamental para pensarmos naquilo que se produz com os usos dos sujeitos. Por fim, desejo uma boa leitura para todos.&nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n
                  ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES<br />\r\n
                  ANA PAULA DA SILVA SANTOS<br />\r\n
                  ANTONIA VALBENIA AUR&Eacute;LIO ROSA<br />\r\n
                  CLARISSA QUINTANILHA<br />\r\n
                  FL&Aacute;VIO MUNIZ CHAVES<br />\r\n
                  GUILHERME PEREIRA STRIBEL<br />\r\n
                  GUSTAVO DINIZ DE MESQUITA TAVEIRA<br />\r\n
                  HUGO CESAR BUENO NUNES<br />\r\n
                  LUIS PAULO CRUZ BORGES<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  RAFAEL HONORATO<br />\r\n
                  RAFAEL MARQUES GONCALVES<br />\r\n
                  ROSALVO NOBRE CARNEIRO<br />\r\n
                  ROSELY DE OLIVEIRA MAC&Aacute;RIO<br />\r\n
                  SANDRO TIAGO DA SILVA FIGUEIRA<br />\r\n
                  STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n
                  VALDEIR PEREIRA SILVA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => "67929cbf746e6_23012025164711.pdf"
                "arquivo" => "29012025081031-CONEDU---DIDATICA-E-CURRICULO--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-08 16:44:16"
                "updated_at" => "2025-01-29 14:00:45"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como eixo de discussão o currículo proposto nas Escolas de Tempo Integral de Fortaleza (ETIs), especificamente o que compõe a base diversificada no ensino fundamental anos finais. Um dos entraves presentes nessa proposição curricular e sua aplicação é a escassa formação continuada dos professores da rede e/ou a inadequação dos materiais balizadores, os quais não contemplam todas as áreas de formação. O desafio é refletir sobre a atuação docente dos profissionais licenciados nas áreas específicas, que precisam incluir em sua carga horária horas dedicadas à base diversificada – que engloba disciplinas como Formação Cidadã, Projeto de Vida, Protagonismo Juvenil, entre outras, além de eletivas construídas de modo interdisciplinar. Conforme as Diretrizes Curriculares de Fortaleza (DCRFor, 2023), o currículo também tem como objetivo o desenvolvimento de competências socioemocionais. Como afirmou Carneiro (2019), a aprendizagem está adquirindo uma gramática própria, dissociando-se da relação direta com o ensino. Assim, partimos de uma pergunta: como podem os professores oferecer disciplinas da base diversificada sem a devida formação (inicial e continuada), que impede o estabelecimento dos critérios conceituais, procedimentais e atitudinais que deveriam compor a relação de ensino-aprendizagem? Destarte, propomos uma construção curricular de uma base diversificada que contemple os docentes de modo que a discussão seja ampla, plural e horizontal e resulte em uma prática pedagógica consciente e exequível. Além disso, a pesquisa sugere possíveis caminhos que podem ser trilhados para uma formação continuada permanente, que esteja em diálogo com a atuação docente e compreenda propostas didáticas no contexto das ETIs.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.