Artigo CONEDU - Formação de professores (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-025-7

A FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA UNB: A PERSPECTIVA INCLUSIVA E O USO DA TDIC NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO DISTRITO FEDERAL

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 01 - Formação de professores
0 of 0
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 118822 "edicao_id" => 359 "trabalho_id" => 5221 "inscrito_id" => 15422 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA UNB: A PERSPECTIVA INCLUSIVA E O USO DA TDIC NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO DISTRITO FEDERAL" "resumo" => "Esta pesquisa de doutorado tem como objetivo analisar as diretrizes curriculares da formação inicial do pedagogo da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB), a perspectiva da educação inclusiva e o uso da TDIC - Tecnologia Digital da Informação e Comunicação em escolas públicas do Distrito Federal. Neste contexto, é importante investigar se a formação inicial do pedagogo, egresso da UnB, tem contribuído para responder à diversidade de formas de aprender de todos os alunos na realidade das instituições escolares do Distrito Federal. Desta forma, deve-se ter a compreensão da contribuição da TDIC e a Tecnologia Assistiva -TA, como apoio à mediação pedagógica do professor para a atenção às necessidades educacionais especificas dos estudantes para o seu desenvolvimento e aprendizagem (; GALVÃO FILHO, 2022; BERSCH & TONOLLI, 2021). Insere-se nesse contexto buscar a contribuição trazida pelos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) como orientador do processo educacional onde esta diversidade traz a construção de diferentes estilos e ritmos de aprendizagem (ZERBATO, 2018; ROSE & MEYER, 2002;). Esta pesquisa, de abordagem metodológica qualitativa, com estratégias para a coleta de dados por meio de mapeamento dos pedagogos egressos da UnB no período de 2019 a 2023, com aplicação de questionários para estes professores e aos integrantes do quadro do curso de Pedagogia e, em seguida a realização de grupos de discussões com os sujeitos elegíveis. A análise dos dados se orientará pelos princípios metodológicos da análise de conteúdo de BARDIN (2016). Almeja-se com este trabalho conhecer a realidade, discutir e refletir as contribuições, não só das diretrizes curriculares na formação inicial de pedagogos no curso de Pedagogia da UnB, mas as evidências levantadas sobre a formação inicial ofertada a estes professores para o enfrentamento dos desafios do ensino na consideração da diversidade de estilos de aprendizagem presentes na sala de aula e, o uso de TDIC como apoio a mediação pedagógica, de forma a proporcionar uma educação de qualidade para todos os estudantes.Esta pesquisa de doutorado tem como objetivo analisar as diretrizes curriculares da formação inicial do pedagogo da Faculdade de Educação (FE) da Universidade d" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID15422_TB5221_26102024224644.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:07:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIZABETE MARIA DE SOUZA SILVA" "autor_nome_curto" => "ELIZABETE SOUZA" "autor_email" => "elizabetesouza@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:40:37" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 118822 "edicao_id" => 359 "trabalho_id" => 5221 "inscrito_id" => 15422 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NA UNB: A PERSPECTIVA INCLUSIVA E O USO DA TDIC NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO DISTRITO FEDERAL" "resumo" => "Esta pesquisa de doutorado tem como objetivo analisar as diretrizes curriculares da formação inicial do pedagogo da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB), a perspectiva da educação inclusiva e o uso da TDIC - Tecnologia Digital da Informação e Comunicação em escolas públicas do Distrito Federal. Neste contexto, é importante investigar se a formação inicial do pedagogo, egresso da UnB, tem contribuído para responder à diversidade de formas de aprender de todos os alunos na realidade das instituições escolares do Distrito Federal. Desta forma, deve-se ter a compreensão da contribuição da TDIC e a Tecnologia Assistiva -TA, como apoio à mediação pedagógica do professor para a atenção às necessidades educacionais especificas dos estudantes para o seu desenvolvimento e aprendizagem (; GALVÃO FILHO, 2022; BERSCH & TONOLLI, 2021). Insere-se nesse contexto buscar a contribuição trazida pelos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) como orientador do processo educacional onde esta diversidade traz a construção de diferentes estilos e ritmos de aprendizagem (ZERBATO, 2018; ROSE & MEYER, 2002;). Esta pesquisa, de abordagem metodológica qualitativa, com estratégias para a coleta de dados por meio de mapeamento dos pedagogos egressos da UnB no período de 2019 a 2023, com aplicação de questionários para estes professores e aos integrantes do quadro do curso de Pedagogia e, em seguida a realização de grupos de discussões com os sujeitos elegíveis. A análise dos dados se orientará pelos princípios metodológicos da análise de conteúdo de BARDIN (2016). Almeja-se com este trabalho conhecer a realidade, discutir e refletir as contribuições, não só das diretrizes curriculares na formação inicial de pedagogos no curso de Pedagogia da UnB, mas as evidências levantadas sobre a formação inicial ofertada a estes professores para o enfrentamento dos desafios do ensino na consideração da diversidade de estilos de aprendizagem presentes na sala de aula e, o uso de TDIC como apoio a mediação pedagógica, de forma a proporcionar uma educação de qualidade para todos os estudantes.Esta pesquisa de doutorado tem como objetivo analisar as diretrizes curriculares da formação inicial do pedagogo da Faculdade de Educação (FE) da Universidade d" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID15422_TB5221_26102024224644.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:07:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIZABETE MARIA DE SOUZA SILVA" "autor_nome_curto" => "ELIZABETE SOUZA" "autor_email" => "elizabetesouza@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:40:37" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 359 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3" "nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\nQuantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em o O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1" "logo" => null "capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg" "timbrado" => "6790fa857c31c_22012025110245.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:40:37" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:54" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 359 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---formacao-de-professores-vol3" "nome" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\nQuantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em o O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT1" "logo" => null "capa" => "6790fa857bc67_22012025110245.jpg" "timbrado" => "6790fa857c31c_22012025110245.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:40:37" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:54" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 228 "edicao_id" => 359 "codigo" => "978-65-5222-025-7" "capa" => "6790fa857fb58_22012025110245.jpg" "titulo" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)" "prefacio" => """ &Eacute; com grande satisfa&ccedil;&atilde;o que apresento o e-book do Grupo de Trabalho 01&nbsp;&ndash; Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, reunindo os anais das apresenta&ccedil;&otilde;es realizadas no&nbsp;X CONEDU, o 10o Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o. Este evento se consolidou, ao longo das edi&ccedil;&otilde;es, como um espa&ccedil;o de reflex&atilde;o, troca de experi&ecirc;ncias&nbsp;e constru&ccedil;&atilde;o coletiva de conhecimento, reunindo educadores, pesquisadores e&nbsp;gestores para discutir os desafios e avan&ccedil;os no campo da educa&ccedil;&atilde;o.&nbsp;<br />\r\n&Eacute; com grande satisfa&ccedil;&atilde;o que apresento o e-book do Grupo de Trabalho 01&nbsp;&ndash; Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, reunindo os anai <br />\r\n O tema da forma&ccedil;&atilde;o de professores, abordado de forma abrangente neste&nbsp;grupo de trabalho, &eacute; um pilar central para a qualidade da educa&ccedil;&atilde;o em nosso&nbsp;pa&iacute;s. Compreender a forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada dos docentes, seus desafios, pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas e as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas que orientam este processo &eacute;&nbsp;fundamental para o aprimoramento do ensino em todos os n&iacute;veis. As contribui&ccedil;&otilde;es apresentadas neste volume oferecem uma ampla vis&atilde;o sobre as m&uacute;ltiplas dimens&otilde;es que envolvem a prepara&ccedil;&atilde;o dos professores, desde a teoria at&eacute; a&nbsp;pr&aacute;tica em sala de aula, e destacam a import&acirc;ncia de um olhar cr&iacute;tico e reflexivo&nbsp;sobre os processosformativos.<br />\r\nO tema da forma&ccedil;&atilde;o de professores, abordado de forma abrangente neste&nbsp;grupo de trabalho, &eacute; um pilar central para a qualidade da educa& <br />\r\n As reflex&otilde;es e pesquisas aqui compiladas n&atilde;o apenas apresentam resultados de investiga&ccedil;&otilde;es acad&ecirc;micas, mas tamb&eacute;m buscam apontar caminhos para&nbsp;a transforma&ccedil;&atilde;o das pr&aacute;ticas educativas, sempre com o foco na melhoria cont&iacute;nua da forma&ccedil;&atilde;o dos professores, na busca por mais equidade e qualidade na&nbsp;educa&ccedil;&atilde;o. Os estudos apresentados s&atilde;o frutos de um esfor&ccedil;o conjunto de educadores e pesquisadores que compartilham a vis&atilde;o de que a forma&ccedil;&atilde;o docente&nbsp;&eacute; um processo din&acirc;mico, em constante evolu&ccedil;&atilde;o, que exigeinova&ccedil;&atilde;o, adapta&ccedil;&atilde;o e o fortalecimento de redes colaborativas de saberes.<br />\r\nAs reflex&otilde;es e pesquisas aqui compiladas n&atilde;o apenas apresentam resultados de investiga&ccedil;&otilde;es acad&ecirc;micas, mas tamb&eacute;m busca <br />\r\n Acredito que este e-book n&atilde;o s&oacute; contribuir&aacute; para o aprofundamento&nbsp;do debate acad&ecirc;mico, mas tamb&eacute;m ser&aacute; uma fonte de inspira&ccedil;&atilde;o para todos&nbsp;aqueles comprometidos com a forma&ccedil;&atilde;o e valoriza&ccedil;&atilde;o dos professores. Ao ler&nbsp;cada um dos artigos aqui apresentados, convido os leitores a refletirem sobre o&nbsp;papel transformador da educa&ccedil;&atilde;o e a import&acirc;ncia de fortalecer, cada vez mais,&nbsp;a forma&ccedil;&atilde;o de nossos professores, para que possam, com maior compet&ecirc;ncia e&nbsp;sensibilidade, enfrentar os desafios da sala de aula e proporcionar uma educa&ccedil;&atilde;o de qualidade para todos.<br />\r\nAcredito que este e-book n&atilde;o s&oacute; contribuir&aacute; para o aprofundamento&nbsp;do debate acad&ecirc;mico, mas tamb&eacute;m ser&aacute; uma fonte d <br />\r\n Desejo que este material seja uma ferramenta &uacute;til e que inspire novas&nbsp;pr&aacute;ticas, ideias e discuss&otilde;es no campo da forma&ccedil;&atilde;o de professores, para que possamos, juntos, construir um futuro educacional mais justo, inclusivo e&nbsp;transformador.&nbsp;Com os melhores votos de sucesso e aprendizagem cont&iacute;nua,<br />\r\nDesejo que este material seja uma ferramenta &uacute;til e que inspire novas&nbsp;pr&aacute;ticas, ideias e discuss&otilde;es no campo da forma&ccedil;&atilde;o <br />\r\n M&ocirc;nica Teixeira """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA """ "conselho_editorial" => """ ALEXANDRE MANUEL ESTEVES RODRIGUES&nbsp;<br />\r\n ALINE APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO&nbsp;<br />\r\n ALLAN DI&Ecirc;GO RODRIGUES FIGUEIREDO&nbsp;<br />\r\n ANNA KAROLINA ALVES DO NASCIMENTO<br />\r\n CARLA DANIELE SOUZA CHAGAS<br />\r\n CHARLE FERREIRA PAZ<br />\r\n CLESLEY MARIA TAVARES DO NASCIMENTO<br />\r\n DANIELE FONTAM DO NASCIMENTO CERQUEIRA<br />\r\n DENISE BARRA MEDEIROS<br />\r\n EDNA CAMARA MONTEIRO<br />\r\n ELIO ROBERTO PINTO SANTIAGO FILHO<br />\r\n EUNICE APARECIDA SAMPAIO DE OLIVEIRA<br />\r\n FABIO ALEXANDRE SANTOS<br />\r\n GIOVANNA BARROCA DE MOURA<br />\r\n JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON<br />\r\n JO&Atilde;O ALBERTO STEFFEN MUNSBERG<br />\r\n JO&Atilde;O ARANHA BARROS<br />\r\n JOSY L&Uacute;CIA GON&Ccedil;ALVES<br />\r\n KATIA FARIAS ANTERO<br />\r\n LEANDRA JACINTO PEREIRA<br />\r\n LUCIMERI MAURICIO RIBEIRO<br />\r\n MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS<br />\r\n M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA<br />\r\n NATALIA ABREU DA CUNHA<br />\r\n NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n T&Eacute;RCIO RAMON ALMEIDA SILVA<br />\r\n WANDERSON DA SILVA SANTI<br />\r\n WEDSON JONAS BARROS SILVA<br />\r\n WILLIAM TEIXEIRA ALVES<br />\r\n &nbsp; """ "ficha_catalografica" => "6790fec538b2e_22012025112053.pdf" "arquivo" => "11022025144135-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:40:37" "updated_at" => "2025-02-11 14:41:35" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 228 "edicao_id" => 359 "codigo" => "978-65-5222-025-7" "capa" => "6790fa857fb58_22012025110245.jpg" "titulo" => "CONEDU - Formação de professores (Vol.3)" "prefacio" => """ &Eacute; com grande satisfa&ccedil;&atilde;o que apresento o e-book do Grupo de Trabalho 01&nbsp;&ndash; Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, reunindo os anais das apresenta&ccedil;&otilde;es realizadas no&nbsp;X CONEDU, o 10o Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o. Este evento se consolidou, ao longo das edi&ccedil;&otilde;es, como um espa&ccedil;o de reflex&atilde;o, troca de experi&ecirc;ncias&nbsp;e constru&ccedil;&atilde;o coletiva de conhecimento, reunindo educadores, pesquisadores e&nbsp;gestores para discutir os desafios e avan&ccedil;os no campo da educa&ccedil;&atilde;o.&nbsp;<br />\r\n&Eacute; com grande satisfa&ccedil;&atilde;o que apresento o e-book do Grupo de Trabalho 01&nbsp;&ndash; Forma&ccedil;&atilde;o de Professores, reunindo os anai <br />\r\n O tema da forma&ccedil;&atilde;o de professores, abordado de forma abrangente neste&nbsp;grupo de trabalho, &eacute; um pilar central para a qualidade da educa&ccedil;&atilde;o em nosso&nbsp;pa&iacute;s. Compreender a forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada dos docentes, seus desafios, pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas e as pol&iacute;ticas p&uacute;blicas que orientam este processo &eacute;&nbsp;fundamental para o aprimoramento do ensino em todos os n&iacute;veis. As contribui&ccedil;&otilde;es apresentadas neste volume oferecem uma ampla vis&atilde;o sobre as m&uacute;ltiplas dimens&otilde;es que envolvem a prepara&ccedil;&atilde;o dos professores, desde a teoria at&eacute; a&nbsp;pr&aacute;tica em sala de aula, e destacam a import&acirc;ncia de um olhar cr&iacute;tico e reflexivo&nbsp;sobre os processosformativos.<br />\r\nO tema da forma&ccedil;&atilde;o de professores, abordado de forma abrangente neste&nbsp;grupo de trabalho, &eacute; um pilar central para a qualidade da educa& <br />\r\n As reflex&otilde;es e pesquisas aqui compiladas n&atilde;o apenas apresentam resultados de investiga&ccedil;&otilde;es acad&ecirc;micas, mas tamb&eacute;m buscam apontar caminhos para&nbsp;a transforma&ccedil;&atilde;o das pr&aacute;ticas educativas, sempre com o foco na melhoria cont&iacute;nua da forma&ccedil;&atilde;o dos professores, na busca por mais equidade e qualidade na&nbsp;educa&ccedil;&atilde;o. Os estudos apresentados s&atilde;o frutos de um esfor&ccedil;o conjunto de educadores e pesquisadores que compartilham a vis&atilde;o de que a forma&ccedil;&atilde;o docente&nbsp;&eacute; um processo din&acirc;mico, em constante evolu&ccedil;&atilde;o, que exigeinova&ccedil;&atilde;o, adapta&ccedil;&atilde;o e o fortalecimento de redes colaborativas de saberes.<br />\r\nAs reflex&otilde;es e pesquisas aqui compiladas n&atilde;o apenas apresentam resultados de investiga&ccedil;&otilde;es acad&ecirc;micas, mas tamb&eacute;m busca <br />\r\n Acredito que este e-book n&atilde;o s&oacute; contribuir&aacute; para o aprofundamento&nbsp;do debate acad&ecirc;mico, mas tamb&eacute;m ser&aacute; uma fonte de inspira&ccedil;&atilde;o para todos&nbsp;aqueles comprometidos com a forma&ccedil;&atilde;o e valoriza&ccedil;&atilde;o dos professores. Ao ler&nbsp;cada um dos artigos aqui apresentados, convido os leitores a refletirem sobre o&nbsp;papel transformador da educa&ccedil;&atilde;o e a import&acirc;ncia de fortalecer, cada vez mais,&nbsp;a forma&ccedil;&atilde;o de nossos professores, para que possam, com maior compet&ecirc;ncia e&nbsp;sensibilidade, enfrentar os desafios da sala de aula e proporcionar uma educa&ccedil;&atilde;o de qualidade para todos.<br />\r\nAcredito que este e-book n&atilde;o s&oacute; contribuir&aacute; para o aprofundamento&nbsp;do debate acad&ecirc;mico, mas tamb&eacute;m ser&aacute; uma fonte d <br />\r\n Desejo que este material seja uma ferramenta &uacute;til e que inspire novas&nbsp;pr&aacute;ticas, ideias e discuss&otilde;es no campo da forma&ccedil;&atilde;o de professores, para que possamos, juntos, construir um futuro educacional mais justo, inclusivo e&nbsp;transformador.&nbsp;Com os melhores votos de sucesso e aprendizagem cont&iacute;nua,<br />\r\nDesejo que este material seja uma ferramenta &uacute;til e que inspire novas&nbsp;pr&aacute;ticas, ideias e discuss&otilde;es no campo da forma&ccedil;&atilde;o <br />\r\n M&ocirc;nica Teixeira """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA """ "conselho_editorial" => """ ALEXANDRE MANUEL ESTEVES RODRIGUES&nbsp;<br />\r\n ALINE APARECIDA DE SOUZA RIBEIRO&nbsp;<br />\r\n ALLAN DI&Ecirc;GO RODRIGUES FIGUEIREDO&nbsp;<br />\r\n ANNA KAROLINA ALVES DO NASCIMENTO<br />\r\n CARLA DANIELE SOUZA CHAGAS<br />\r\n CHARLE FERREIRA PAZ<br />\r\n CLESLEY MARIA TAVARES DO NASCIMENTO<br />\r\n DANIELE FONTAM DO NASCIMENTO CERQUEIRA<br />\r\n DENISE BARRA MEDEIROS<br />\r\n EDNA CAMARA MONTEIRO<br />\r\n ELIO ROBERTO PINTO SANTIAGO FILHO<br />\r\n EUNICE APARECIDA SAMPAIO DE OLIVEIRA<br />\r\n FABIO ALEXANDRE SANTOS<br />\r\n GIOVANNA BARROCA DE MOURA<br />\r\n JERRY ADRIANO VILLANOVA CHACON<br />\r\n JO&Atilde;O ALBERTO STEFFEN MUNSBERG<br />\r\n JO&Atilde;O ARANHA BARROS<br />\r\n JOSY L&Uacute;CIA GON&Ccedil;ALVES<br />\r\n KATIA FARIAS ANTERO<br />\r\n LEANDRA JACINTO PEREIRA<br />\r\n LUCIMERI MAURICIO RIBEIRO<br />\r\n MARIA APARECIDA FERNANDES MEDEIROS<br />\r\n M&Ocirc;NICA DE CARVALHO TEIXEIRA<br />\r\n NATALIA ABREU DA CUNHA<br />\r\n NEISSE EVANGELISTA DA COSTA SOUZA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n T&Eacute;RCIO RAMON ALMEIDA SILVA<br />\r\n WANDERSON DA SILVA SANTI<br />\r\n WEDSON JONAS BARROS SILVA<br />\r\n WILLIAM TEIXEIRA ALVES<br />\r\n &nbsp; """ "ficha_catalografica" => "6790fec538b2e_22012025112053.pdf" "arquivo" => "11022025144135-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:40:37" "updated_at" => "2025-02-11 14:41:35" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

Esta pesquisa de doutorado tem como objetivo analisar as diretrizes curriculares da formação inicial do pedagogo da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (UnB), a perspectiva da educação inclusiva e o uso da TDIC - Tecnologia Digital da Informação e Comunicação em escolas públicas do Distrito Federal. Neste contexto, é importante investigar se a formação inicial do pedagogo, egresso da UnB, tem contribuído para responder à diversidade de formas de aprender de todos os alunos na realidade das instituições escolares do Distrito Federal. Desta forma, deve-se ter a compreensão da contribuição da TDIC e a Tecnologia Assistiva -TA, como apoio à mediação pedagógica do professor para a atenção às necessidades educacionais especificas dos estudantes para o seu desenvolvimento e aprendizagem (; GALVÃO FILHO, 2022; BERSCH & TONOLLI, 2021). Insere-se nesse contexto buscar a contribuição trazida pelos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) como orientador do processo educacional onde esta diversidade traz a construção de diferentes estilos e ritmos de aprendizagem (ZERBATO, 2018; ROSE & MEYER, 2002;). Esta pesquisa, de abordagem metodológica qualitativa, com estratégias para a coleta de dados por meio de mapeamento dos pedagogos egressos da UnB no período de 2019 a 2023, com aplicação de questionários para estes professores e aos integrantes do quadro do curso de Pedagogia e, em seguida a realização de grupos de discussões com os sujeitos elegíveis. A análise dos dados se orientará pelos princípios metodológicos da análise de conteúdo de BARDIN (2016). Almeja-se com este trabalho conhecer a realidade, discutir e refletir as contribuições, não só das diretrizes curriculares na formação inicial de pedagogos no curso de Pedagogia da UnB, mas as evidências levantadas sobre a formação inicial ofertada a estes professores para o enfrentamento dos desafios do ensino na consideração da diversidade de estilos de aprendizagem presentes na sala de aula e, o uso de TDIC como apoio a mediação pedagógica, de forma a proporcionar uma educação de qualidade para todos os estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.