Nesta pesquisa, foi desenvolvida uma metodologia de ensino de Física, na qual utilizando-se dos princípios de Gamification, o game Angry Birds Rio foi utilizado como ferramenta pedagógica digital para facilitar o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de Lançamento de Projéteis. Gamification, trata-se da utilização de elementos pertencentes aos games em ambientes reais, visando uma melhoria da produtividade, engajamento, satisfação, relacionamento, dentre outros aspectos dos indivíduos envolvidos, neste caso os alunos da escola campo da pesquisa. Posteriormente, foi desenvolvido um manual digital para professores de Física, o mesmo é composto por um plano de aula e vídeo aulas, objetivando incentivá-los a utilizar e elaborar novos métodos de ensino e avaliação, proporcionando novas experiências e uma melhoria no aprendizado dos alunos nativos digitais. Os dados obtidos com a aplicação do Angry Birds Rio em sala de aula apontaram para a emergência de novas práticas pedagógicas nas quais sejam utilizados softwares, games e equipamentos digitais, para que os alunos nativos digitais compreendam de maneira eficaz o que está sendo lecionado, além da necessidade da formação continuada dos professores da disciplina de Física, para que possam integrar o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) em suas aulas e também a emergência de serem investigadas e superadas as causas da rejeição, por parte de alguns profissionais ao uso das tecnologias.