Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

TECENDO NOVOS MÉTODOS DE ENSINO E AVALIAÇÃO: UTILIZANDO O GAME ANGRY BIRDS RIO NO ENSINO DE FÍSICA

Palavra-chaves: FÍSICA, GAMES, ANGRY BIRDS, TECNOLOGIAS DIGITAIS Comunicação Oral (CO) Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11864
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 474
    "inscrito_id" => 608
    "titulo" => "TECENDO NOVOS MÉTODOS DE ENSINO E AVALIAÇÃO: UTILIZANDO O GAME ANGRY BIRDS RIO NO ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "Nesta pesquisa, foi desenvolvida uma metodologia de ensino de Física, na qual utilizando-se dos princípios de Gamification, o game Angry Birds Rio foi utilizado como ferramenta pedagógica digital para facilitar o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de Lançamento de Projéteis. Gamification, trata-se da utilização de elementos pertencentes aos games em ambientes reais, visando uma melhoria da produtividade, engajamento, satisfação, relacionamento, dentre outros aspectos dos indivíduos envolvidos, neste caso os alunos da escola campo da pesquisa. Posteriormente, foi desenvolvido um manual digital para professores de Física, o mesmo é composto por um plano de aula e vídeo aulas, objetivando incentivá-los a utilizar e elaborar novos métodos de ensino e avaliação, proporcionando novas experiências e uma melhoria no aprendizado dos alunos nativos digitais. Os dados obtidos com a aplicação do Angry Birds Rio em sala de aula apontaram para a emergência de novas práticas pedagógicas nas quais sejam utilizados softwares, games e equipamentos digitais, para que os alunos nativos digitais compreendam de maneira eficaz o que está sendo lecionado, além da necessidade da formação continuada dos professores da disciplina de Física, para que possam integrar o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)  em suas aulas e também a emergência de serem investigadas e superadas as causas da rejeição, por parte de alguns profissionais ao uso das tecnologias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "FÍSICA, GAMES, ANGRY BIRDS, TECNOLOGIAS DIGITAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA4_ID608_31072015210914.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS HENRIQUE VIANA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS HENRIQUE"
    "autor_email" => "lucas_henriqk@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11864
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 474
    "inscrito_id" => 608
    "titulo" => "TECENDO NOVOS MÉTODOS DE ENSINO E AVALIAÇÃO: UTILIZANDO O GAME ANGRY BIRDS RIO NO ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "Nesta pesquisa, foi desenvolvida uma metodologia de ensino de Física, na qual utilizando-se dos princípios de Gamification, o game Angry Birds Rio foi utilizado como ferramenta pedagógica digital para facilitar o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de Lançamento de Projéteis. Gamification, trata-se da utilização de elementos pertencentes aos games em ambientes reais, visando uma melhoria da produtividade, engajamento, satisfação, relacionamento, dentre outros aspectos dos indivíduos envolvidos, neste caso os alunos da escola campo da pesquisa. Posteriormente, foi desenvolvido um manual digital para professores de Física, o mesmo é composto por um plano de aula e vídeo aulas, objetivando incentivá-los a utilizar e elaborar novos métodos de ensino e avaliação, proporcionando novas experiências e uma melhoria no aprendizado dos alunos nativos digitais. Os dados obtidos com a aplicação do Angry Birds Rio em sala de aula apontaram para a emergência de novas práticas pedagógicas nas quais sejam utilizados softwares, games e equipamentos digitais, para que os alunos nativos digitais compreendam de maneira eficaz o que está sendo lecionado, além da necessidade da formação continuada dos professores da disciplina de Física, para que possam integrar o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)  em suas aulas e também a emergência de serem investigadas e superadas as causas da rejeição, por parte de alguns profissionais ao uso das tecnologias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "FÍSICA, GAMES, ANGRY BIRDS, TECNOLOGIAS DIGITAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA4_ID608_31072015210914.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS HENRIQUE VIANA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS HENRIQUE"
    "autor_email" => "lucas_henriqk@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Nesta pesquisa, foi desenvolvida uma metodologia de ensino de Física, na qual utilizando-se dos princípios de Gamification, o game Angry Birds Rio foi utilizado como ferramenta pedagógica digital para facilitar o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de Lançamento de Projéteis. Gamification, trata-se da utilização de elementos pertencentes aos games em ambientes reais, visando uma melhoria da produtividade, engajamento, satisfação, relacionamento, dentre outros aspectos dos indivíduos envolvidos, neste caso os alunos da escola campo da pesquisa. Posteriormente, foi desenvolvido um manual digital para professores de Física, o mesmo é composto por um plano de aula e vídeo aulas, objetivando incentivá-los a utilizar e elaborar novos métodos de ensino e avaliação, proporcionando novas experiências e uma melhoria no aprendizado dos alunos nativos digitais. Os dados obtidos com a aplicação do Angry Birds Rio em sala de aula apontaram para a emergência de novas práticas pedagógicas nas quais sejam utilizados softwares, games e equipamentos digitais, para que os alunos nativos digitais compreendam de maneira eficaz o que está sendo lecionado, além da necessidade da formação continuada dos professores da disciplina de Física, para que possam integrar o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) em suas aulas e também a emergência de serem investigadas e superadas as causas da rejeição, por parte de alguns profissionais ao uso das tecnologias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.