Este artigo resultado das primeiras analises bibliográficas do projeto PIBIC cota 2014/2015, visa analisar as ressonâncias e os impactos das novas mudanças teórico e metodológicas nos livros didáticos de História, principalmente no que concerne as tendências historiográficas conhecidas por História Cultural e a História Social. Nossa proposta é analisar como o intenso debate que tem ocorrido na academia tem chegado aos livros didáticos, visto que, algumas das coleções a serem analisadas são produzidas por historiadores, pesquisadores e professores vinculados à academia e ao ensino básico curricular. De que maneira os novos temas que estão sendo trabalhados por essa nova historiografia, tão discutida por novas abordagens mais contextualizadas do que a dita história tradicional, estão presentes nos livros didáticos de história, estes que são os “manuais” usados pelos professores em sala de aula. Como temáticas assim como a história do cotidiano, das mulheres, a história da infância, do imaginário, da vida privada, dos sentimentos, saem da academia para chegarem aos professores do ensino básico, e também de maneira consciente e contextualizada aos alunos, e como professores já com uma longa pratica de ensino tem dialogado ou não com essa nova historiografia e essas novas temáticas, sujeitos e conceitos que fluíram em nossa historiografia, e até mesmo discutir de que maneira estão sendo formados os novos professores que estão saindo das universidades. Para analisar tais propostas selecionamos autores importantes que trabalham com a história Cultural, ligados a academia e com as temáticas de história da educação, além de uma análise bibliográfica referente ás novas tendências historiográficas.