Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O ENSINO DE GEOGRAFIA POR MEIO DA PRODUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NAS ESCOLAS DO CAMPO

Palavra-chaves: MAPA CONCEITUAIS, ENSINO DE GEOGRAFIA, ESCOLA DO CAMPO Pôster (PO) Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11737
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 405
    "inscrito_id" => 1749
    "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA POR MEIO DA PRODUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NAS ESCOLAS DO CAMPO"
    "resumo" => "Esse trabalho apresenta um relato da experiência vivenciada pela equipe do PIBID – Diversidade – Ciências Humanas e Sociais do Curso da Licenciatura em Educação do Campo - UFCG/CDSA. O mesmo, descreve a ação titulada de “O ensino de Geografia por meio da  produção de mapas conceituais nas escolas do campo”, do qual, teve por objetivo desenvolver a aprendizagem dos alunos referente ao  ensino de Geografia nas escolas do campo por meios da produção em sala de aula de mapas conceituais. Constituindo assim, os mapas conceituais como um potencial no processo de ensino-aprendizagem dos alunos nas aulas de Geografia. Essa atividade se caracterizou como uma ação Qualitativa, em que foram utilizados pressupostos teóricos  da Observação Participante e da Pesquisa-Ação. Essa ação possibilitou a construção de materiais didáticos (mapas conceituais) que favorecem o processo de ensino aprendizagem na disciplina de Geografia. No intuito de usar materiais comuns e simples como lápis e cartolina e ou papel, em atividades simples, porem, que proporcionassem ao alunado a construção do conhecimento de forma a sistemática e criativa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "MAPA CONCEITUAIS, ENSINO DE GEOGRAFIA, ESCOLA DO CAMPO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA5_ID1749_30072015224448.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANO CUSTÓDIO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FABIANO CUSTÓDIO"
    "autor_email" => "fabiano.geografia@gmail.c"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11737
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 405
    "inscrito_id" => 1749
    "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA POR MEIO DA PRODUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NAS ESCOLAS DO CAMPO"
    "resumo" => "Esse trabalho apresenta um relato da experiência vivenciada pela equipe do PIBID – Diversidade – Ciências Humanas e Sociais do Curso da Licenciatura em Educação do Campo - UFCG/CDSA. O mesmo, descreve a ação titulada de “O ensino de Geografia por meio da  produção de mapas conceituais nas escolas do campo”, do qual, teve por objetivo desenvolver a aprendizagem dos alunos referente ao  ensino de Geografia nas escolas do campo por meios da produção em sala de aula de mapas conceituais. Constituindo assim, os mapas conceituais como um potencial no processo de ensino-aprendizagem dos alunos nas aulas de Geografia. Essa atividade se caracterizou como uma ação Qualitativa, em que foram utilizados pressupostos teóricos  da Observação Participante e da Pesquisa-Ação. Essa ação possibilitou a construção de materiais didáticos (mapas conceituais) que favorecem o processo de ensino aprendizagem na disciplina de Geografia. No intuito de usar materiais comuns e simples como lápis e cartolina e ou papel, em atividades simples, porem, que proporcionassem ao alunado a construção do conhecimento de forma a sistemática e criativa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "MAPA CONCEITUAIS, ENSINO DE GEOGRAFIA, ESCOLA DO CAMPO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA5_ID1749_30072015224448.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANO CUSTÓDIO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FABIANO CUSTÓDIO"
    "autor_email" => "fabiano.geografia@gmail.c"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Esse trabalho apresenta um relato da experiência vivenciada pela equipe do PIBID – Diversidade – Ciências Humanas e Sociais do Curso da Licenciatura em Educação do Campo - UFCG/CDSA. O mesmo, descreve a ação titulada de “O ensino de Geografia por meio da produção de mapas conceituais nas escolas do campo”, do qual, teve por objetivo desenvolver a aprendizagem dos alunos referente ao ensino de Geografia nas escolas do campo por meios da produção em sala de aula de mapas conceituais. Constituindo assim, os mapas conceituais como um potencial no processo de ensino-aprendizagem dos alunos nas aulas de Geografia. Essa atividade se caracterizou como uma ação Qualitativa, em que foram utilizados pressupostos teóricos da Observação Participante e da Pesquisa-Ação. Essa ação possibilitou a construção de materiais didáticos (mapas conceituais) que favorecem o processo de ensino aprendizagem na disciplina de Geografia. No intuito de usar materiais comuns e simples como lápis e cartolina e ou papel, em atividades simples, porem, que proporcionassem ao alunado a construção do conhecimento de forma a sistemática e criativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.