O presente trabalho apresenta como objetivo principal demonstrar a relação necessária entre filosofia e educação, levando em consideração os significados que cada uma delas carrega em suas perspectivas, desdobramentos, e importância para o ensino. A Filosofia não apresenta um fim determinado, uma resposta pronta, ela é o caminho, seu objeto é seu próprio pensamento e está problematizando-o a todo momento. Já a educação tem seus fins pressupostos em seu sistema e age de acordo com determinadas metodologias que a fará chegar ao seu objetivo. Por esse motivo as vezes a educação cai no erro de se tornar apenas mais um modo mecanicista de ensino, em que é vista apenas como esse meio para se chegar a tal fim, que já foi estabelecido anteriormente e que é seguido ao pé da letra. Para que não corra esse perigo, é preciso um modo reflexivo de ensino, e a reflexão por excelência se encontra na atividade filosófica. Entre suas contribuições se encontram o ensino crítico, a reflexão, a emancipação, entre outras características que anseiam no âmbito da filosofia e que são imprescindíveis para a educação. O presente trabalho não tem como pretensão indicar a filosofia como único caminho para se chegar a tais fins, anteriormente citados, que sejam necessários no âmbito educacional. Mas, vem reafirmar a importância de uma disciplina que por vezes é esquecida e ignorada, excluindo-se assim a possibilidade de um ensino, crítico, reflexivo e emancipatório. Para tal desenvolvimento, procuramos identificar determinadas características fundamentais da filosofia no âmbito educacional.