A presente pesquisa é de natureza qualitativa, cujo objetivo foi analisar os procedimentos de avaliação adotados por professores (as) dos anos iniciais do ensino fundamental de uma instituição escolar pública municipal da Paraíba com alunos (as) com deficiências em suas turmas. A metodologia utilizada consistiu no desenvolvimento de entrevistas com os (as) professores (as) seguida da análise de conteúdo. Na análise dos dados coletados ficou comprovado de ordem geral que as concepções, opiniões e dificuldades existentes quanto a avaliação dos (as) alunos (as) com deficiências retomam, em grande parte os fatores intervenientes que dificultam a construção de uma avaliação formativa para a sala de aula como um todo. Assim, essas questões pareceu originar-se de concepções de ensino e aprendizagem de uma perspectiva tradicional, que acontece na escola sobre os quais os (as) professores (as) sente-se pressionados (as) a colocar, implementar, construir práticas pedagógicas supostamente adequados a um paradigma vigente de atenção à diversidade. Enfim, os resultados encontrados pela presente pesquisa oportunizaram alguns encaminhamentos para a formação contínua, numa perspectiva que se tenha uma prioridade da escola na organização de momentos e tempos para as trocas de experiências, estudos, planejamentos de ordem colaborativa das metodologias, procedimentos, estratégias, formas, maneiras de avaliação referentes ao trabalho com os alunos (as) com deficiências no ambiente escolar.