Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PLANEJANDO UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: AS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO ÂMBITO DO PIBID

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, PLANEJAMENTO Comunicação Oral (CO) A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11824
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 414
    "inscrito_id" => 346
    "titulo" => "PLANEJANDO UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: AS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO ÂMBITO DO PIBID"
    "resumo" => "Na era das transformações e avanços consideráveis na ciência e nas técnicas de informação, a formação docente vem tomando posição entre os diálogos acerca da educação no atual contexto social, como algo de extrema necessidade para as escolas públicas que enfrentam desafios no processo de ensino-aprendizagem, tanto estruturais quanto de gestão escolar e de capacitação de professores. Foi com o objetivo de socializar um conjunto de informações acerca da importância da formação inicial docente à luz do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que o presente trabalho foi elaborado, relatando uma experiência didática no que concerne ao planejamento de uma intervenção pedagógica, cujo plano de ação foi intitulado WEBiologia. A intervenção pedagógica está associada ao subprojeto biologia do PIBID da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e está em processo de aplicação na Escola Estadual Dr. Hortêncio de Sousa Ribeiro. Pretendeu-se pois, a partir da vivência no planejamento de uma intervenção pedagógica, etapa imprescindível na organização do trabalho pedagógico de sala de aula, justificar a relevância de programas voltados para a formação docente em especial a formação inicial. A partir da elaboração do plano de ação de uma intervenção pedagógica, foi perceptível o quão é importante o desenvolvimento de planejamento das intervenções didáticas para introduzir estudantes de licenciatura no contexto escolar atual, fazendo com que as experiências vivenciadas durante a participação no PIBID sejam refletidas em melhorias na qualidade da educação, e também no aprimoramento das metodologias vigentes através da formação continuada de professores da Educação Básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, PLANEJAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA1_ID346_31072015093552.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEF NUNES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALEF NUNES"
    "autor_email" => "aleff.cg1995@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11824
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 414
    "inscrito_id" => 346
    "titulo" => "PLANEJANDO UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: AS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO ÂMBITO DO PIBID"
    "resumo" => "Na era das transformações e avanços consideráveis na ciência e nas técnicas de informação, a formação docente vem tomando posição entre os diálogos acerca da educação no atual contexto social, como algo de extrema necessidade para as escolas públicas que enfrentam desafios no processo de ensino-aprendizagem, tanto estruturais quanto de gestão escolar e de capacitação de professores. Foi com o objetivo de socializar um conjunto de informações acerca da importância da formação inicial docente à luz do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que o presente trabalho foi elaborado, relatando uma experiência didática no que concerne ao planejamento de uma intervenção pedagógica, cujo plano de ação foi intitulado WEBiologia. A intervenção pedagógica está associada ao subprojeto biologia do PIBID da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e está em processo de aplicação na Escola Estadual Dr. Hortêncio de Sousa Ribeiro. Pretendeu-se pois, a partir da vivência no planejamento de uma intervenção pedagógica, etapa imprescindível na organização do trabalho pedagógico de sala de aula, justificar a relevância de programas voltados para a formação docente em especial a formação inicial. A partir da elaboração do plano de ação de uma intervenção pedagógica, foi perceptível o quão é importante o desenvolvimento de planejamento das intervenções didáticas para introduzir estudantes de licenciatura no contexto escolar atual, fazendo com que as experiências vivenciadas durante a participação no PIBID sejam refletidas em melhorias na qualidade da educação, e também no aprimoramento das metodologias vigentes através da formação continuada de professores da Educação Básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, PLANEJAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA1_ID346_31072015093552.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEF NUNES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALEF NUNES"
    "autor_email" => "aleff.cg1995@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Na era das transformações e avanços consideráveis na ciência e nas técnicas de informação, a formação docente vem tomando posição entre os diálogos acerca da educação no atual contexto social, como algo de extrema necessidade para as escolas públicas que enfrentam desafios no processo de ensino-aprendizagem, tanto estruturais quanto de gestão escolar e de capacitação de professores. Foi com o objetivo de socializar um conjunto de informações acerca da importância da formação inicial docente à luz do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que o presente trabalho foi elaborado, relatando uma experiência didática no que concerne ao planejamento de uma intervenção pedagógica, cujo plano de ação foi intitulado WEBiologia. A intervenção pedagógica está associada ao subprojeto biologia do PIBID da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e está em processo de aplicação na Escola Estadual Dr. Hortêncio de Sousa Ribeiro. Pretendeu-se pois, a partir da vivência no planejamento de uma intervenção pedagógica, etapa imprescindível na organização do trabalho pedagógico de sala de aula, justificar a relevância de programas voltados para a formação docente em especial a formação inicial. A partir da elaboração do plano de ação de uma intervenção pedagógica, foi perceptível o quão é importante o desenvolvimento de planejamento das intervenções didáticas para introduzir estudantes de licenciatura no contexto escolar atual, fazendo com que as experiências vivenciadas durante a participação no PIBID sejam refletidas em melhorias na qualidade da educação, e também no aprimoramento das metodologias vigentes através da formação continuada de professores da Educação Básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.