A sustentabilidade aponta um novo caminho, trazendo a necessidade enquanto processo educativo, de estimular no indivíduo, um pensamento complexo a respeito de causas e vias de resolução à degradação ambiental. Numa tentativa de inibir esse processo, entendendo que a ‘’escola’’ tem um papel fundamental na formação do indivíduo enquanto ser social sentimos a necessidade como equipe PIBID/ESCOLA de implantar esse projeto, fomentando a transformação e construção permanente desse indivíduo. Numa perspectiva de elucidar os questionamentos atribuídos ao destino dos resíduos sólidos produzidos pela comunidade escolar, lançamos mãos da reciclagem por entender que o ‘’lixo’’ é tratado como matéria prima para ser aproveitada em se transformar em novos produtos, implantando-se o projeto de confecções de jogos pedagógicos sustentáveis. Na construção dos jogos recicláveis devemos ter como pautas principais, as abordagens da aprendizagem, a questão da responsabilidade socioambiental trabalhada na escola poder contribuir na promoção de valores e adoção de práticas cidadãs. Objetivamos promover mudanças de hábitos e valores sociais, por acreditar que a escola é decisiva na aprendizagem e na transformação do indivíduo. Propomos atividades a serem desenvolvidas: chamando à atenção e despertando consciência para o problema do lixo na comunidade, através das pesquisas e entrevistas aos catadores e artesãs de reciclagem. Sugerimos ainda, que este trabalho seja realizado de forma contínua, possibilitando resultados mais expressivos. Portanto, confeccionar jogos educativos através de materiais reciclados além de divertir e potencializar a aprendizagem, abre um caminho possível para o aluno refletir sobre as atitudes como corresponsável também, otimizando o processo de construção socioambiental.