Resumo
A sociedade contemporânea exige novos métodos de ensino para uma aprendizagem eficaz, visto que, o corpo discente esta é inserida em um contexto social diversificando, no qual tem contanto com os mais variados conflitos sociais, e para chamar a atenção de forma efetiva nas aulas nos professores precisamos incorporar novos métodos a nossas pratica de ensino, pensando nisso o presente trabalho tem como objetivo geral analisar e discutir, o ensino de geografia a partir do gênero literário poema, bem como específicos implementar a apreensão dos conhecimentos geográficos dos alunos a partir do poema navio negreiro, visto que o poema nos possibilita a abordagem destes conteúdos geográficos de maneira poética ,contribuindo assim para uma melhor aprendizagem dos decentes.Para tanto elaboramos um projeto envolvendo conteúdos de Geografia e Língua Portuguesa, desenvolvido no período de dois meses no primeiro semestre de 2015com alunos do 8°ano do ensino fundamental da Escola Severina Alves Barbosa, localizada no município de Aroeiras-PB.Para fundamentar o nosso trabalho utilizamos os documentos oficias PCN 2000 bem como os autores Freire, 1997, Oliveira e Luz 2010, Sarmento e Tufano, 2004 entre outros .
Palavras-chave : Ensino aprendizagem. Poema . Conhecimento geográfico