O trabalho com a cartografia, que representa a linguagem da ciência geográfica, é essencial tanto pelo seu papel desenvolvido na sociedade ao longo dos anos, como pela sua relevância para a educação de nível médio. Diante desta realidade, o objetivo desta pesquisa é investigar de que forma os bolsistas do PIBID/UEPB do curso de Geografia, podem instigar, a partir das intervenções e/ou colaborações nas aulas do professor supervisor, os alunos do ensino médio a realizarem leituras críticas, a partir da correlação entre os mapas físicos e políticos do Brasil. Para o desenvolvimento de nosso trabalho, tivemos como suporte epistemológico Almeida (2001), Damiani (2001), Simielli (2001), Vesentini (2001) e Gil (2008). Nossa pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública de Campina Grande, tendo como participante uma turma do segundo ano do ensino médio, com aproximadamente dezesseis alunos. Os resultados obtidos, após aplicação de planos de aula cuidadosamente elaborados, tendo como base a realidade dos referidos alunos, sinalizam uma postura de leitura mais participativa e crítica entre os alunos.