A literatura de cordel reveste-se de uma ferramenta de alfabetização com princípios históricos culturais que proporcionam o incentivo à leitura no campo da educação. Partindo do desenvolvimento de atividades realizadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), trabalhamos com a literatura de cordel nas aulas de Língua Portuguesa na Escola Estadual “4 de Setembro”, atividades voltadas para a oralidade dos alunos a partir da narração/narrativa dos cordéis em consonância com as novas tecnologias. Temos como principal objetivo relatar e discutir experiências dos resultados das atividades exercidas em sala de aula. Objetivamos ainda discutir a importância dessa literatura para o ensino, mostrando como ela pode ser inserida no âmbito escolar, em outras instâncias apresentar seu percurso histórico e sua modernização. Tomamos como embasamento teórico o autor cordelista Viana (2010) que discute sobre algumas estratégias de como a literatura de cordel pode ser trabalhada em sala de aula, Galvão (2006) que traz experiências de leituras com a literatura de cordel trabalhada em escolas, Abreu (1999) que faz uma a discussão em torno da literatura de folhetos, Pinheiro e Lúcio (2001) que fazem uma contextualização acerca da literatura de cordel. Temos como resultado o desenvolvimento da competência oral, escrita e leitora dos alunos, uma vez que estes praticaram atividades no decorrer do projeto em sala de aula. Acreditamos que este trabalho poderá contribuir de forma significativa para a dinamicidade nas aulas de português.