O presente estudo teve como principal objetivo investigar quais as principais regras ortográficas infringidas por alunos de uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Roberto Simonsen, localizada em Campina Grande - PB. Para a realização deste estudo, seguimos três etapas: primeiramente, analisamos o livro didático do 3º ano de Língua Portuguesa adotado pela escola Porta Aberta: Letramento e Alfabetização a fim de observar quais as regras ortográficas eram abordadas por esse livro; em seguida, analisamos produções textuais e exercícios escritos dos alunos envolvidos na pesquisa, buscando verificar se esses mesmos alunos faziam realmente uso em suas produções escritas das regras ortográficas trazidas pelo livro didático e estudadas em sala de aula durante o ano letivo anterior, se realmente as aprenderam; por último, a partir da verificação e análise dos problemas ortográficos apresentados pelos estudantes durante as produções escritas, sugerimos uma atividade de intervenção para a turma, visando amenizar o (s) problema (s) ortográfico (s) detectado (s) .