O conceito de letramento na escola tem confundido pesquisadores e professores, que em muitas situações mostram-se cerceados por dúvidas e até mesmo equívocos em relação à forma mais eficaz de trabalhá-lo em sua sala de aula. Diante disso, este trabalho procura evidenciar a relevância do letramento no ensino fundamental, mediado pelo texto literário e, para esse fim, são colocados em discussão conceitos de letramento, literatura e letramento literário na busca de compreender quais elementos incidem diretamente na formação do aluno em seu processo de letramento (literário), dentro e fora da escola, e de que modo contribuem para a construção pelo educando do seu próprio conhecimento, conduzindo-o à reflexão crítica e à formação enquanto cidadão. Os principais autores em cujas teorias essa pesquisa embasou-se foram: Soares (2009), Kleiman (2005), Corrêa (2003), Cosson (2007), Candido (2009; 2011), Compagnon (2009), Paiva (2003), Lajolo (2007) e os PCNs (1998), tendo estes últimos as postulações norteadoras de toda a produção e elaboração dessa pesquisa. Confrontando as definições de letramento formuladas por alguns autores, partiu-se para as considerações acerca das contribuições da literatura no processo de letramento literário do educando e como se dá esse fenômeno de apropriação da leitura e da escrita pelo indivíduo.