Em nossas discussões no Núcleo de Pesquisa dos Movimentos Sociais em Educação – NUPEMSE – temos refletido a respeito das necessidades curriculares de nosso curso de Pedagogia, assim como as carências comunicacionais de nossos colegas universitários no dia a dia de nossa formação. Estas reflexões nos levaram a perceber que duas das muitas necessidades que deveriam ser observadas e superadas são a dificuldade comunicacional e a fragilidade de coerência dos discursos professados pelos alunos nas diversas discussões pertinentes ao ambiente em que estamos inseridos, necessidades que se dão, respectivamente, no campo da oratória e da retórica. Estas observações serviram de ponto de partida para desenvolvermos nossa problemática: Por que existe essa dissociação entre a formação ética e moral, no caso, teórico humanistas, de práticas clássicas como a oratória e a retórica, justamente no período de formação humana pertinente aos currículos das mais diversas licenciaturas e especialmente em nosso curso de pedagogia? Nosso objetivo, além de responder esta problemática, consiste em refletir através da pesquisa histórica o que levou a desassociar tais práticas da formação de professores. Esta ação é pertinente à fase bibliográfica de nossa composição monográfica, justifica-se pela necessidade de buscarmos soluções para os problemas que se manifestam em nossas vivências acadêmicas e tem como relevância apontar uma alternativa que seja eficaz para futuras intervenções em nosso curso de Pedagogia.