O presente trabalho fundamenta-se na apresentação de propostas que versam sobre a representação e compreensão do espaço urbano nas aulas de Geografia, por meio da utilização de metodologias alternativas e recursos didáticos variados, no contexto das intervenções realizadas na E.E.E.F.M. São Sebastião, Campina Grande, PB, integrante do Subprojeto de Geografia, no âmbito do PIBID/CAPES/UEPB. O ponto de partida para a realização do referido trabalho consiste na identificação de lacunas no processo de ensino-aprendizagem da Geografia na escola, em confluência com a minimização de abordagens relacionais no que concerne à inserção de estudos voltados para a realidade urbana e cotidiano dos alunos. Trata-se de um projeto em andamento que inclui várias etapas de execução. Tendo em vista a abrangência das temáticas dos conteúdos do 1° ano do ensino médio, varias dinâmicas são possíveis no contexto de correlações entre as temáticas em abordagem e algumas estratégias. Desse modo, espera-se que no decorrer do desenvolvimento do projeto muitas construções de conhecimento geográfico possam ser conduzidas no sentido positivo da aprendizagem a respeito do espaço urbano e seus diferentes aspectos. Para tanto, as intervenções por meio do PIBID tornam-se importantes no tocante à realização das diferentes atividades planejadas. É somando-se aos aspectos didáticos pedagógicos o presente trabalho objetiva colaborar com a ampliação de um conhecimento geográfico pautado na construção de cidadania e análises dos problemas e estruturas que compõem o espaço, trazendo contribuições e propostas para aulas mais dinâmicas e atrativas para as aulas de geografia e suas aplicações no cotidiano dos alunos.