A pesquisa tem como objetivo analisar o papel do coordenador pedagógico enquanto agente articulador da formação continuada dos professores. Definimos como campo empírico uma escola da rede estadual de ensino Médio da cidade do Natal- RN. Participaram da pesquisa todos os professores, dos dois turno, matutino e o vespertino, uma coordenadora pedagógica e a diretora da escola utilizamos como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, observação, entrevista, questionário e análise documental. Sendo assim, investigou a seguinte questão: articulação que o coordenador pedagógico desenvolve na escola contribui para o processo de formação de professores. Os resultados apontaram que o trabalho desenvolvido pela coordenadora pedagógica na escola contribui para a reflexão e tomada de consciência dos professores, caracterizando dessa forma em formação, contribuindo para a melhoria do ensino – aprendizagem. O espaço / tempo de formação em serviço acontece no horário de atividade de coordenação, não abrangendo nesse momento o coletivo da escola, mas, pequenos grupos e individual, uma vez, que esse horário é combinado e organizado por áreas disciplinares. O estudo foi pautado nas obras bibliográficas de teóricos da educação como Saviane (2002), Fusari (2008, Garrido (2008), Mi-nayo (2001), Nóvoa (1992), Imbernóm (2009 e 2010) e Vasconcelos (2009).
Palavras – chave: Coordenador pedagógico, ensino - aprendizagem, articulação, reflexão, formação continuada.