Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO

Palavra-chaves: BIOLOGIA CELULAR, ENSINO, PERSPECTIVAS Pôster (PO) A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11597
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 400
    "inscrito_id" => 684
    "titulo" => "BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO"
    "resumo" => """
      O crescente avanço do conhecimento biológico no ramo da biotecnologia tem proporcionado ao professor de biologia uma ferramenta a mais para abordagem dos conteúdos de biologia celular, podendo incluir em suas aulas, artigos científicos atualizados, extraídos de revistas científicas, melhorando assim a qualidade da formação dos estudantes do ensino médio, que por muito tempo ao longo da história do desenvolvimento do ensino de biologia no Brasil, esteve fundamentada em um ensino sistemático, onde o professor é quem detinha o saber biológico e não fazia a ponte entre estudantes e a sociedade atual, que é repleta de recursos tecnológicos a cada avanço dos conhecimentos da ciência. \r\n
      O professor em formação encontra nesse contexto um cenário de desafio para a construção do conhecimento biológico em estudantes do ensino médio. Desse modo, após uma sondagem com os alunos do primeiro ano do ensino médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Solon de Lucena, Campina Grande- PB, nós bolsistas do PIBID/BIOLOGIA, observamos a necessidade de implantarmos um projeto de biologia celular, abordando de forma prática e atualizada os conteúdos concernentes a este tema da biologia, para que assim os estudantes sejam capazes de assimilar de forma clara os diferentes tipos celulares, com suas respectivas funções e importância dentro de cada sistema biológico. \r\n
      Inicialmente para a coleta de dados foi elaborado um questionário semi estruturado, e pedido para que os estudantes respondessem, e assim fosse possível realizar-se a sondagem dos conhecimentos prévios dos estudantes, sobre os conteúdos de biologia celular.\r\n
       As aulas foram ministradas de forma dialogada, com utilização do data show para apresentar vídeo retirado do YOUTUBE que fala como são as estruturas celulares e suas respectivas funções, assim como avanços tecnológicos no estudo da célula. Após isso propomos para construirmos juntos com eles um tipo de “glossário” com os termos da biologia celular e em seguida realizamos uma discussão dos termos. \r\n
      Finalizada essa etapa, foram ministradas algumas aulas sobre os aspectos gerais celulares. Após a ministração da aula foi proposto que os alunos se dividissem em três grandes grupos, onde cada um ficou responsável por estudar um tipo celular, e a retratar em forma de desenho em cartaz, e assim poderemos promover um debate.\r\n
      A exposição do vídeo retratando os diferentes tipos celulares encontrados nos seres vivos e as tecnologias envolvidas para o avanço dos conhecimentos celulares levou parte dos estudantes a descoberta de um mundo microscópico, que antes sequer tinham esse conhecimento, apenas ouviram falar, mas não tinham ideia do que fosse uma célula e sua constituição. Outra parte dos estudantes, já tinham ouvido falar sobre células e entendiam um pouco sobre as mesmas. \r\n
      A elaboração de uma metodologia integrativa e eficiente dos conteúdos de biologia celular e a biotecnologia tem conduzido os estudantes aos novos aspectos do ensino de biologia na atualidade, integrando o conhecimento da sala de aula com o que tem ocorrido nos avanços da ciência, despertando nos alunos do primeiro ano de ensino médio, um pensamento mais crítico e atualizado sobre as ciências biológicas.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão"
    "palavra_chave" => "BIOLOGIA CELULAR, ENSINO, PERSPECTIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA1_ID684_30072015212018.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIZELLE MATIAS DE SOUZA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GIZELLE MATIAS"
    "autor_email" => "gizelle_jahp@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11597
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 400
    "inscrito_id" => 684
    "titulo" => "BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO"
    "resumo" => """
      O crescente avanço do conhecimento biológico no ramo da biotecnologia tem proporcionado ao professor de biologia uma ferramenta a mais para abordagem dos conteúdos de biologia celular, podendo incluir em suas aulas, artigos científicos atualizados, extraídos de revistas científicas, melhorando assim a qualidade da formação dos estudantes do ensino médio, que por muito tempo ao longo da história do desenvolvimento do ensino de biologia no Brasil, esteve fundamentada em um ensino sistemático, onde o professor é quem detinha o saber biológico e não fazia a ponte entre estudantes e a sociedade atual, que é repleta de recursos tecnológicos a cada avanço dos conhecimentos da ciência. \r\n
      O professor em formação encontra nesse contexto um cenário de desafio para a construção do conhecimento biológico em estudantes do ensino médio. Desse modo, após uma sondagem com os alunos do primeiro ano do ensino médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Solon de Lucena, Campina Grande- PB, nós bolsistas do PIBID/BIOLOGIA, observamos a necessidade de implantarmos um projeto de biologia celular, abordando de forma prática e atualizada os conteúdos concernentes a este tema da biologia, para que assim os estudantes sejam capazes de assimilar de forma clara os diferentes tipos celulares, com suas respectivas funções e importância dentro de cada sistema biológico. \r\n
      Inicialmente para a coleta de dados foi elaborado um questionário semi estruturado, e pedido para que os estudantes respondessem, e assim fosse possível realizar-se a sondagem dos conhecimentos prévios dos estudantes, sobre os conteúdos de biologia celular.\r\n
       As aulas foram ministradas de forma dialogada, com utilização do data show para apresentar vídeo retirado do YOUTUBE que fala como são as estruturas celulares e suas respectivas funções, assim como avanços tecnológicos no estudo da célula. Após isso propomos para construirmos juntos com eles um tipo de “glossário” com os termos da biologia celular e em seguida realizamos uma discussão dos termos. \r\n
      Finalizada essa etapa, foram ministradas algumas aulas sobre os aspectos gerais celulares. Após a ministração da aula foi proposto que os alunos se dividissem em três grandes grupos, onde cada um ficou responsável por estudar um tipo celular, e a retratar em forma de desenho em cartaz, e assim poderemos promover um debate.\r\n
      A exposição do vídeo retratando os diferentes tipos celulares encontrados nos seres vivos e as tecnologias envolvidas para o avanço dos conhecimentos celulares levou parte dos estudantes a descoberta de um mundo microscópico, que antes sequer tinham esse conhecimento, apenas ouviram falar, mas não tinham ideia do que fosse uma célula e sua constituição. Outra parte dos estudantes, já tinham ouvido falar sobre células e entendiam um pouco sobre as mesmas. \r\n
      A elaboração de uma metodologia integrativa e eficiente dos conteúdos de biologia celular e a biotecnologia tem conduzido os estudantes aos novos aspectos do ensino de biologia na atualidade, integrando o conhecimento da sala de aula com o que tem ocorrido nos avanços da ciência, despertando nos alunos do primeiro ano de ensino médio, um pensamento mais crítico e atualizado sobre as ciências biológicas.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão"
    "palavra_chave" => "BIOLOGIA CELULAR, ENSINO, PERSPECTIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA1_ID684_30072015212018.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIZELLE MATIAS DE SOUZA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GIZELLE MATIAS"
    "autor_email" => "gizelle_jahp@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

O crescente avanço do conhecimento biológico no ramo da biotecnologia tem proporcionado ao professor de biologia uma ferramenta a mais para abordagem dos conteúdos de biologia celular, podendo incluir em suas aulas, artigos científicos atualizados, extraídos de revistas científicas, melhorando assim a qualidade da formação dos estudantes do ensino médio, que por muito tempo ao longo da história do desenvolvimento do ensino de biologia no Brasil, esteve fundamentada em um ensino sistemático, onde o professor é quem detinha o saber biológico e não fazia a ponte entre estudantes e a sociedade atual, que é repleta de recursos tecnológicos a cada avanço dos conhecimentos da ciência. O professor em formação encontra nesse contexto um cenário de desafio para a construção do conhecimento biológico em estudantes do ensino médio. Desse modo, após uma sondagem com os alunos do primeiro ano do ensino médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Solon de Lucena, Campina Grande- PB, nós bolsistas do PIBID/BIOLOGIA, observamos a necessidade de implantarmos um projeto de biologia celular, abordando de forma prática e atualizada os conteúdos concernentes a este tema da biologia, para que assim os estudantes sejam capazes de assimilar de forma clara os diferentes tipos celulares, com suas respectivas funções e importância dentro de cada sistema biológico. Inicialmente para a coleta de dados foi elaborado um questionário semi estruturado, e pedido para que os estudantes respondessem, e assim fosse possível realizar-se a sondagem dos conhecimentos prévios dos estudantes, sobre os conteúdos de biologia celular. As aulas foram ministradas de forma dialogada, com utilização do data show para apresentar vídeo retirado do YOUTUBE que fala como são as estruturas celulares e suas respectivas funções, assim como avanços tecnológicos no estudo da célula. Após isso propomos para construirmos juntos com eles um tipo de “glossário” com os termos da biologia celular e em seguida realizamos uma discussão dos termos. Finalizada essa etapa, foram ministradas algumas aulas sobre os aspectos gerais celulares. Após a ministração da aula foi proposto que os alunos se dividissem em três grandes grupos, onde cada um ficou responsável por estudar um tipo celular, e a retratar em forma de desenho em cartaz, e assim poderemos promover um debate. A exposição do vídeo retratando os diferentes tipos celulares encontrados nos seres vivos e as tecnologias envolvidas para o avanço dos conhecimentos celulares levou parte dos estudantes a descoberta de um mundo microscópico, que antes sequer tinham esse conhecimento, apenas ouviram falar, mas não tinham ideia do que fosse uma célula e sua constituição. Outra parte dos estudantes, já tinham ouvido falar sobre células e entendiam um pouco sobre as mesmas. A elaboração de uma metodologia integrativa e eficiente dos conteúdos de biologia celular e a biotecnologia tem conduzido os estudantes aos novos aspectos do ensino de biologia na atualidade, integrando o conhecimento da sala de aula com o que tem ocorrido nos avanços da ciência, despertando nos alunos do primeiro ano de ensino médio, um pensamento mais crítico e atualizado sobre as ciências biológicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.