O presente artigo visa mostrar alguns dos pontos importantes sobre a formação docente para o mercado capitalista da educação em nosso país. Vale salientar que não buscamos aqui mostrar nenhuma novidade ou teorias de mudanças de políticas educacionais. Nossa intenção como futuros docentes é alertar os próprios alunos de cursos de licenciaturas a se preocuparem e tomarem posições perante os problemas enfrentados pela educação do nosso país em todas as instancias, principalmente na formação de professores, pois, são estes que farão, ou não, a diferença, na questão da melhoria do ensino. As discussões sobre o assunto “Formação de professores” são cada vez mais frequentes em debates voltados para a educação. As políticas educacionais sofreram vária mudanças nas últimas décadas, mas podemos notar que mesmo as políticas ditas inovadoras, buscavam apenas reproduzir a visão da classe dominante sobre como deve ser regida a educação, bem como sua aplicação para a conveniência desta classe. Com a noção desse modelo educacional voltado para a disseminação de uma visão de mundo onde quem determina todas as normas e políticas educacionais é a burguesia, o presente trabalho visa de certa forma, mostrar aos futuros docentes que, a nossa formação ainda hoje é voltada para uma prática de reprodução do conhecimento predeterminado por aqueles que acreditam ser, a doutrinação por meio de ensino mecanicista, a melhor forma de continuar com a dominação não só dos meios de produção, mas também dos meios de educação.