Este artigo reflete sobre a atuação docente na era que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) permeiam o contexto educativo. Para tanto, apresenta uma pesquisa que teve como objetivo central refletir sobre os aspectos que podem ter contribuído para que alguns educadores fossem lembrados como um marco positivo na vida escolar de um grupo de licenciandos em computação da Universidade Estadual da Paraíba do campus VII. Assim, organizou-se um estudo de caso, que envolveu a coleta de dados estatísticos por meio da aplicação de um questionário a catorze (14) sujeitos que compuseram o universo amostral. Utilizou-se como embasamento teórico as ideias de Cunha (2008), Rangel (2004) e Libâneo (2008), que tratam da atuação docente e das questões didáticas subjacentes, bem como pesquisadores que discutem a conexão entre educação e TDIC, como Kenski (2004, 2013), Valente (2014) e Almeida (2014). Como resultados, identificou-se que a metodologia de ensino, que envolve a forma como o professor explora os conteúdos e se relaciona com seus alunos foi o item mais mencionado para caracterizar um professor como marcante, correspondendo à escolha de 85,7% do grupo investigado. Quanto ao uso das TDIC para marcar um professor na formação escolar do sujeito, apenas um participante mencionou que esse fator preponderou em suas memórias.