Este artigo elaborado por bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência), Subprojeto de Pedagogia, da UEPB Campus III, registra os resultados do trabalho referente ao Projeto Meio Ambiente: Conscientizar para Preservar desenvolvido com turmas do 3º ao 5º ano do ensino fundamental na EEEF Antenor Navarro. O referido artigo tem por objetivo apresentar o relato da experiência relativa ao referido Projeto, que considera a importância de trabalhar a conscientização ambiental com práticas educativas no espaço escolar que podem contribuir para o equilíbrio do meio ambiente mediante ações cidadãs. Para fundamentação teórica deste trabalho foram utilizados: documentos oficiais, tais como Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Direitos de Aprendizagem e textos de diversos autores que discutem sobre meio ambiente e práticas pedagógicas inovadoras, a saber: Bernardes e Prieto, Ferreira e Guimarães. A metodologia envolveu uma pesquisa bibliográfica, aulas de campo, oficinas pedagógicas, exibição de vídeo, oficina de leitura, construção de maquetes entre outras propostas metodológicas. O tema trabalhado permitiu que os bolsistas observassem que é fundamental que a comunidade escolar insira em seu cotidiano atitudes voltadas à preservação do meio ambiente, sendo o espaço escolar um ambiente propício para desenvolvimento de ações transformadoras, tendo em vista que estas ações podem ultrapassar os limites externos da escola.