Este trabalho tem como finalidade analisar os resultados de uma proposta metodológica que tem como objetivo principal estreitar as relações entre tecnologias digitais e o ensino de Matemática, utilizando o computador e o software GeoGebra como recursos didáticos auxiliares para o ensino de funções afins e quadráticas tratados no cotidiano da sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida, no período de julho a setembro de 2014, no laboratório de informática da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, situada na cidade de Campina Grande – PB, com vinte e quatro alunos de duas turmas de primeiro ano, regular, manhã e trata-se de um estudo de caso com características de uma pesquisa-ação e possui uma abordagem quanti-qualitativa, a qual utilizou como instrumentos de coleta de dados um questionário e observações constantes durante todas as atividades da experiência pedagógica. O marco teórico do estudo se amparou em Brasil (1997), Moran (2007), Tajra (2008), Kenski (2007), D’Ambrosio (1999) e entre outros autores que apontam questões expressivas em torno da prática educacional do professor e que refletem sobre o uso das tecnologias digitais em sala de aula como contribuição para a educação de modo geral e do ensino de Matemática em particular. Logo, essa pesquisa buscou aproximar o ambiente escolar da realidade dos alunos, criando um espaço mais agradável, dinâmico e atrativo para o estudo desta ciência e assim facilitando a compreensão do conteúdo estudado, ou seja, proporcionando uma aprendizagem mais significativa aos discentes e despertando o apreço pelo estudo dos conhecimentos matemáticos.