O presente artigo assume uma concepção sóciodiscursiva de linguagem explorando as noções de produção escrita a respeito do gênero Memórias Literárias, tendo em vista as condições de produção criadas pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. A análise incidiu na Escola Estadual de Ensino Fundamental Ademar Veloso, localizada na cidade de Campina Grande. Nosso trabalho decorreu como fruto de uma experiência do Estágio I de Língua Portuguesa, com a turma do 8º ano o gênero textual abordado nessa pesquisa. Tivemos como objetivo levar os alunos a (re) conhecerem inicialmente os elementos composicionais, estilísticos, linguísticos e temáticos, conhecer o que é memória, analisar algumas memórias como gênero narrativo e suas características sobre a estrutura composicional, para subsequentemente, fazer com que eles produzissem suas Memórias Literárias. Tomamos como objeto de análise as estratégias utilizadas pelos alunos para realizar o gênero em foco nas condições de produção estabelecidas pelo caderno de orientação docente distribuído pela Olimpíada. Os resultados de nossa pesquisa evidenciaram um desempenho satisfatório dos aprendizes no atendimento às condições gerais de produção do gênero e, ao mesmo tempo em que localizamos no ponto de vista discursivo e no uso da linguagem literária as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos.