Este ensaio relata as experiências obtidas em uma oficina, onde foram analisadas as obras de Debret e Rugendas. Foram ministradas na sala de aula os aspectos e a representação da escravidão no Brasil a parir das litografias feitas por estes viajantes durante a Missão Artística Francesa analisando o contexto das iconografias da chegada do negro no Brasil até o processo abolicionista. Instigando os alunos o olhar crítico para com as imagens e a identificação do que elas representam, fazendo com que os alunos formem opiniões que despertem além de sua curiosidade dando mais que sentido e significado as imagens feitas por estes pintores, inovando as formas de aprendizado em conjunto com a interdisciplinaridade. Estas análises ajudam a aguçar o olhar dos educandos nas representações artísticas, transformando o olhar do discente a partir dos meios artísticos e suas representações sob as mais diversas épocas e dos acontecimentos mais importantes. Observando a partir dessas análises, as contribuições do negro na construção da sociedade. Desta forma, os alunos puderam refletir também a cerca da importância do negro para o desenvolvimento econômico, político e social no Brasil, que perpassou por todos ciclos econômicos do país e fomentou maciçamente, a composição cultural e religiosa a partir da sua diversificação de costumes entre os escravos e colonizadores, as suas funções durante todo o processo da colonização entre outros aspectos importantes que foram retratadas através das artes.