Resumo: Este trabalho a que venho submeter ao 5º Encontro de Iniciação a Docência da UEPB- ENID. Trata-se de um Projeto de Intervenção Pedagógica, que tem como objetivo central, criar no segmento da EJA, um ambiente de Vivência Leitora que propicie aos educandos desta comunidade escolar, uma maior familiaridade com a cultura letrada. É pretendido pelo projeto, fazer com que esse público heterogêneo, com diferentes dificuldades de aprendizagem no que concerne a leitura e escrita, compreenda a LEITURA nos diversos espaços tempos em que ela acontece, elegendo o cotidiano escolar, para inserir esses aprendentes num contexto de usos e sentidos que o acesso a leitura propicia em nossas vidas. A metodologia do projeto é intensificada pelo planejamento de Oficinas Temáticas, Realização de Aula Campo, Dinâmicas de Integração e Documentação das Atividades para o acervo da escola. Fundamentamos este trabalho principalmente em Paulo Freire e Vera Candau. Os resultados que buscamos neste trabalho é o alcance dos objetivos propostos, como contribuição para uma prática pedagógica mais envolvida com o ensino da Leitura nessa modalidade de ensino. Como também despertar no corpo docente o desejo de realizar estudos científicos acerca do tema proposto.