Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como proposta conhecer e compreender o entendimento que as professoras de uma escola do município de Guarabira/ PB tinham sobre o transtorno de aprendizagem Dislexia. A pesquisa de tipo exploratória analisou os dados a partir da abordagem qualitativa. O questionário foi o principal instrumento de pesquisa. Do universo de cinco professoras que atuam no Ensino Fundamental da Escola pesquisada, três se disponibilizaram a participar desta investigação. As docentes pesquisadas indicaram que a Escola já promoveu formação continuada sobre o tema da inclusão, mas o fez de maneira superficial, não sendo suficiente para o desenvolvimento de uma prática pedagógica mais consciente e inclusiva. A dislexia como uma das dificuldades de aprendizagem não foi ainda assunto de nenhuma formação na Escola. Os dados coletados revelaram também que embora a dislexia seja um tema relativamente conhecido pelas docentes, estas não compreendem muito claramente o seu significado. Há muitas dúvidas e insegurança ao identificá-la nos discentes. O conhecimento por parte do educador sobre a dislexia é decisivo para uma ação pedagógica planejada, capaz de contribuir para que os discentes tenham um melhor desempenho a partir de um ensino adaptado às suas peculiaridades. Este conhecimento é indispensável para um trabalho educativo efetivamente inclusivo, que reconhece a educação como um direito de todos os cidadãos independente de suas diferenças e dificuldades de aprendizagem apresentadas.