A educação ambiental é essencial para a formação de sujeitos responsáveis para com o meio ambiente, tendo em vista que a mesma conscientiza acerca da importância de atitudes que preservem o meio ambiente. Nesse sentido, este trabalho objetiva relatar a experiência obtida no projeto Meio Ambiente: conscientizar para preservar desenvolvido na série do 5º ano B pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Subprojeto de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba executado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antenor Navarro, localizada na cidade de Guarabira, assim como, analisar o processo de ensino-aprendizagem a partir da prática pedagógica realizada em sala de aula. Para tanto, buscamos fundamentação teórica em autores como Freire (1996), Girotto (2003) e Brasil (1997). A metodologia utilizada envolveu a pesquisa-ação e a pesquisa bibliográfica. Os resultados do projeto foram notórios e satisfatórios, principalmente, no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que, os alunos mostraram-se motivados, interessados e participativos nas aulas. O projeto colaborou significativamente para a mudança de atitudes que danificavam o meio ambiente por parte dos alunos, assim como, contribuiu de forma positiva para a formação das bolsistas, futuras pedagogas, uma vez que o PIBID possibilitou a inserção das referidas estudantes no cotidiano escolar propiciando a articulação entre universidade e escola para o fortalecimento de uma educação básica de qualidade.