Resumo: Historicamente, a Escola e a família, tal qual as conhecemos hoje, surgiram respectivamente com o aparecimento da modernidade, ambas destinadas ao cuidado e educação das crianças e jovens, por isso, essa relação é indispensável para que a criança frequente a escola sem problemas, além de ser um elemento facilitador para que a vida escolar seja vivenciada com tranquilidade, ajudar a revolver as atividades propostas na sala de aula. No entanto, a escola enquanto espaço de sistematização de conhecimentos, diferenciou-se daquele organizado pela família por muito tempo, hoje vivemos outro tempo bem mais complexo do que há algumas décadas. Em época atual, a escola enfrenta, além do desafio que lhe cabe na disseminação do conhecimento, em uma sociedade cada vez mais veloz e dinâmica, também o desafio da relação, da interação, com os alunos e suas famílias. Tendo por base esse contexto, este trabalho trata da importância da família no processo de ensino-aprendizagem, na concepção da psicopedagogia, tendo como objetivo analisar as implicações que decorrem da ausência da família no processo ensino-aprendizagem dos filhos. Neste trabalho, investigando como a participação dos pais de alunos influencia na aprendizagem e descrevendo como a escola vem agindo no processo de interação com a família.