O nosso trabalho abordará os resultados obtidos através da execução de uma sequência
didática sobre a cultura cigana, desenvolvida pelo projeto CLIC, que faz parte do Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-LETRA/UEPB), realizado na Escola Estadual
de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, para educandos do Ensino Médio. Essa
prática teve por objetivo desmistificar os preconceitos sofridos pelo grupo étnico cigano, de maneira a
instigar os discentes a desenvolverem uma postura crítica e reflexiva por meio de práticas sociais e da
leitura literária de gêneros textuais diversos, bem como colocá-los em contato com outra cultura,
fazendo uso da literatura. Sob a perspectiva do letramento literário, buscamos conscientizar os
educandos a respeito da cultura cigana, que, por questões históricas, sofre preconceito até os dias
atuais, assim a cultura cigana foi trabalhada de modo a se evitar que fosse vista como algo exótico.
Para evidenciar o trabalho com a cultura cigana, buscamos as contribuições dos documentos oficiais e
de outros aportes teóricos, tais como: Cândido e Soares, que abordam que o ensino aplicado deve
proporcionar o contato efetivo pelos educandos com as práticas sociais de escrita, leitura e oralidade
atreladas aos estudos literários. Assim, os resultados obtidos com essa metodologia contemplaram o
(re) conhecimento e a valorização da diversidade cultural e étnica, o desenvolvimento do senso crítico,
bem como a ampliação do horizonte de expectativas. Portanto, a utilização dessa prática na aula de
literatura favoreceu a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais dinâmico e
atrativo aos alunos.