Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A PRÁTICA DOCENTE, O LIVRO DIDÁTICO E A HISTÓRIA DO POVO NEGRO

Palavra-chaves: LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA; TEMÁTICA AFRICANA E AF, LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA; TEMÁTICA AFRICANA E AF, LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA; TEMÁTICA AFRICANA E AF, LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA; TEMÁTICA AFRICANA E AF, LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA; TEMÁTICA AFRICANA E AF Comunicação Oral (CO) Ensino de História e formação docente
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      O presente artigo trata de uma pesquisa de Iniciação Científica- PIBIC/CNPq, ainda em andamento, que estuda a problemática do uso do livro didático de história dos anos iniciais do Ensino Fundamental na sala de aula. O principal objetivo desta pesquisa é analisar como os professores/as e alunos/as tratam a temática africana e afrobrasileira a partir dos livros didáticos de história do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, utilizados em algumas escolas da rede Municipal de Campina Grande - PB, tendo em vista a promulgação da lei 10.639/2003. Fundamentamo-nos em documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Racial e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana. Posteriormente, buscou-se suporte teórico de autores como: Bittencourt (2004), Silva (2001), dentre outros. A metodologia do referido trabalho é de natureza qualitativa e a pesquisa nos/dos/com os cotidianos (ALVES, 2008). Ao longo do estudo foram realizados contatos com as escolas municipais para colher informações a respeito da forma como essa temática é tratada no cotidiano escolar. No momento, estamos na fase de observação e avaliação da postura das professoras em relação à temática africana e afrobrasileira. Os resultados preliminares da nossa pesquisa mostraram a necessidade de se permanecer em campo para poder conhecer melhor o cotidiano da sala de aula e dar continuidade à pesquisa, visto serem muito superficiais os dados coletados sobre a atuação da professora em relação à temática africana e afrobrasileira. Por outro lado, constatamos que a postura de duas professoras tanto nas aulas de história como em outras é ainda muito autoritária, essas professoras estão em fim de carreira e demonstraram cansaço e desinteresse em aprender e desenvolver novas aprendizagens. Apenas uma professora que dialogava com os alunos, e se mostrou aberta para novos desafios. Assim, concluímos que é uma oportunidade ímpar a pesquisa de campo, visto que favorece uma maior aprendizagem sobre a realidade da escola e as dificuldades encontradas ao longo do processo permitem compreender melhor a prática docente.\r\n
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Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

RESUMO O presente artigo trata de uma pesquisa de Iniciação Científica- PIBIC/CNPq, ainda em andamento, que estuda a problemática do uso do livro didático de história dos anos iniciais do Ensino Fundamental na sala de aula. O principal objetivo desta pesquisa é analisar como os professores/as e alunos/as tratam a temática africana e afrobrasileira a partir dos livros didáticos de história do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, utilizados em algumas escolas da rede Municipal de Campina Grande - PB, tendo em vista a promulgação da lei 10.639/2003. Fundamentamo-nos em documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Racial e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana. Posteriormente, buscou-se suporte teórico de autores como: Bittencourt (2004), Silva (2001), dentre outros. A metodologia do referido trabalho é de natureza qualitativa e a pesquisa nos/dos/com os cotidianos (ALVES, 2008). Ao longo do estudo foram realizados contatos com as escolas municipais para colher informações a respeito da forma como essa temática é tratada no cotidiano escolar. No momento, estamos na fase de observação e avaliação da postura das professoras em relação à temática africana e afrobrasileira. Os resultados preliminares da nossa pesquisa mostraram a necessidade de se permanecer em campo para poder conhecer melhor o cotidiano da sala de aula e dar continuidade à pesquisa, visto serem muito superficiais os dados coletados sobre a atuação da professora em relação à temática africana e afrobrasileira. Por outro lado, constatamos que a postura de duas professoras tanto nas aulas de história como em outras é ainda muito autoritária, essas professoras estão em fim de carreira e demonstraram cansaço e desinteresse em aprender e desenvolver novas aprendizagens. Apenas uma professora que dialogava com os alunos, e se mostrou aberta para novos desafios. Assim, concluímos que é uma oportunidade ímpar a pesquisa de campo, visto que favorece uma maior aprendizagem sobre a realidade da escola e as dificuldades encontradas ao longo do processo permitem compreender melhor a prática docente. Palavras – chave: Livro didático de história; Temática africana e afrobrasileira; Prática docente.

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