Este trabalho almeja destacar certa atividade que produzimos no PIBID (Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à docência), com o estudo da Língua Inglesa, utilizando-se técnicas do método CLL (Community Language Learnnig) na sala de aula, com a intenção do desenvolvimento do trabalho em equipe, ensino do Simple Present e desenvolvimento do senso crítico dos alunos, levando um conceito que é necessário ao professor de Língua Inglesa entender os pontos positivos de métodos desenvolvidos para o ensino/aprendizado de LE que servem como suporte para a assimilação e contextualização das atividades, de modo a vencer as dificuldades dos alunos. Para isso, recorremos à análise de uma atividade aplicada entre alunos do Ensino Médio da escola Estadual Professor José Soares de Carvalho da cidade de Guarabira – PB. Nessa atividade, foi abordado o método mesclando com um gênero textual muito apreciado pelo jovem, principal público desse tipo de turma de ensino regular, a música. Como aparato teórico, adotamos os estudos dos métodos de ensino de Inglês que nos dão apoio aos julgamentos cometidos a partir do gênero e método utilizados, que nos aparece ainda classificações de aspectos adequados ou não ao ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, assinalando exercícios para tornar mais fértil e dinâmica a aula do professor. Como resultado, nós identificamos que ao decorrer da prática da atividade em grupo, houve máxima participação e vigilância dos discentes, que contribuíram durante o esclarecimento e julgamento do conteúdo, seguido da resolução do treino proposto com mais agilidade em relação a prática individual quando se é movido ao espaço escolar algo de importância e que está adentro do dia-a-dia dos alunos. É satisfatório saber que em meio a um círculo de tantos desafios afrontados pelos professores, podemos entender algumas melhorias expressivas com a prática do nosso trabalho de iniciação à docência.