A pesquisa sobre drogas no ambiente escolar, realizada em Paulista-PE, adotou uma abordagem interdisciplinar inspirada nos trabalhos de Zabala (1998, 2002). Para tanto, o objetivo deste estudo foi identificar a percepção dos estudantes de ensino médio de uma escola técnica estadual na vivência da trilha Possibilidades em rede e humanização dos espaços do Itinerário na unidade curricular” Conhecendo a Comunidade”, do itinerário Matemática e suas tecnologias, com olhar interdisciplinar e transversal. Para isso, foi utilizada uma pesquisa-ação e análise qualitativa com 71/514 estudantes, no segundo semestre de 2023. Os dados sócios demográficos e relatos de estudantes revelou-se a complexidade do problema, evidenciando a necessidade de uma compreensão multifacetada. A partir da integração de conhecimentos da interdisciplinaridade (matemática, biologia, física, sociologia, historia e português) foi possível identificar os fatores sociais, culturais e psicológicos que contribuem para a ocorrência da violência, bem como os impactos dessa prática na vida dos estudantes. A pesquisa demonstra a importância de promover uma educação que valorize a construção do conhecimento de forma significativa e contextualizada, permitindo aos estudantes estabelecer conexões entre diferentes áreas do saber e desenvolver um olhar crítico sobre a realidade. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de ações mais efetivas de prevenção e combate ao uso de drogas na escola, que contemplem a promoção de um clima escolar mais seguro e acolhedor, a capacitação de professores e funcionários para lidar com situações, e a implementação de políticas públicas que promovam a igualdade de gênero e o respeito aos direitos humanos.