Para onde a nossa juventude está caminhando hoje? Que potencial possui? O que estamos estimulando e desenvolvendo nos nossos jovens? Motivada por essas inquietações, esta pesquisa investiga a proposta metodológica da formação de jovens na Faculdade Antonio Meneghetti (AMF), instituição de ensino superior localizada no Rio Grande do Sul, cujos projetos educacionais estão baseados na pedagogia ontopsicológica. O objetivo é descrever as as dimensões utilizadas na AMF como pontos cardeais de uma formação integral para o desenvolvimento do protagonismo responsável nos jovens. A partir de uma revisão de literatura e levantamento documental, descreveram-se as cinco dimensões que, desenvolvidas de modo conjunto, complementar e progressivo, constituem uma formação integral ao protagonismo responsável: o estudo, o trabalho, a alta moralidade, a ciência e a internacionalidade. Por meio desses cinco pilares, o resultado de protagonismo responsável ao que se chega é aquele do jovem que responde em primeira pessoa pela própria vida e se mantém e cresce a partir de uma progressiva autonomia. A visão humanista da pedagogia ontopsicológica reconhece que cada ser humano tem intrínseca uma capacidade de autorrealização, independentemente de sua idade, posição social ou contexto. Como limitações e, a partir delas, instigações a possíveis pesquisas futuras, considera-se a realização de pesquisas empíricas com alunos, egressos e professores, a fim de se verificar particularidades da aplicação dos pilares de formação, bem como possíveis lacunas e pontos a serem aprimorados.