O trabalho apresentado: Percursos pedagógicos com literatura infantil na construção do conceito de cidadania, tem como objetivo discutir conceitos e possibilidades de trabalhar os conceitos de cidadania com crianças, na escola, por meio da contribuição da literatura infantil, para que seja produzida a possibilidade de uma sociedade democrática e humanista, na qual cada pessoa, de forma individual e no coletivo, posicione-se quanto às questões e responsabilidades da vida cotidiana. Como explicar o que é cidadania para as crianças? Como vivenciar a cidadania nas salas de aulas? Cidadania é coisa de criança? A proposta baseia-se na pesquisa bibliográfica, de livros infantis que tratem da temática sugerida. A discussão dos temas: Literatura Infantil, Infância e Educação, buscando estabelecer relações entre esses conceitos e a cidadania, por meio de indicação de percursos pedagógicos de utilização da literatura infantil na construção do conceito de Cidadania com as crianças, apresentando ainda exemplos de alguns livros com suas aplicabilidades e reflexões. Organizado em dois momentos que se completam, após a introdução, na primeira parte, discuto os temas: Literatura Infantil, Infância e Educação estabelecendo relações entre esses conceitos e a cidadania. Em seguida faço indicados de percursos pedagógicos de utilização da literatura infantil na construção do conceito de Cidadania com as crianças, trago ainda exemplos de alguns livros com suas aplicabilidades e concluo (sem concluir a conversa) com as considerações finais e um convite aos educadores. Respondendo à questões com uma escuta atenta e mediada com experiência e amparo nas lituras e discussões dos temas, a cidadania enquanto conceito teórico e prático vai sendo exercitado. E os professores convidados a participar dessa construção porque cidadania é coisa de criança, sim!