O texto tem como propósito trabalhar as reflexões originadas a partir do desenvolvimento das atividades realizadas no decorrer do edital do Programa Institucional de bolsas de iniciação à Docência (PIBID). Nesse sentido, a atuação na escola teve como fio condutor a leitura de “Ensinando a transgredir” da escritora Norte-Americana Bell Hooks, bem como, o diálogo com as urgências dos estudantes da escola pública paulista e uma revisão das práticas docentes. As propostas foram desenvolvidas no momento até então dedicados a uma “Eletiva” pensando na Luta Antimanicomial através da Filosofia e da Arte, evidenciando novas formas de aprendizagem através da experimentação, seja por meio de filmes, Produções de improvisos Teatrais, Pintura ou Roda de conversa. Demonstrando através delas novos modos de posicionar o estudante como protagonista, relacionar conteúdos a serem aprendidos com seus conhecimentos prévios e suas diferentes maneiras de comunicação e aprendizado. Tal experiência, demonstra a importância da aproximação da universidade com o Ensino Público de modo a ser resistência e ponte para novas possibilidades e trocas de saberes entre licenciandos, professores em atuação e acima de tudo com os estudantes Por fim, observamos a necessidade de valorizar o brincar e o experimentar como forma de conhecer, elaborar, se posicionar, comunicar, construir saberes e afetos na sala de aula, sendo esse um ponto vital para resistir e manter a esperança na trajetória docente.