Este trabalho buscou investigar a interconexão entre educação, sexualidade e as relações de gênero, destacando conceitos fundamentais como identidade de gênero, sexismo, misoginia, violência de gênero, diversidade sexual e de gênero, LGBTfobia e cis-heteronormatividade. A metodologia foi embasada por meio de uma revisão bibliográfica e análise de dados empíricos presentes na literatura, o estudo buscou compreender como esses elementos influenciam na dinâmica escolar, quais desigualdades de gênero persistem no ambiente educacional e seu impacto em estudantes e profissionais da educação. Ressaltamos que estas temáticas são essenciais para compreender as diversas vivências de gênero na comunidade escolar. Dessa forma, foram examinadas as manifestações das identidades de gênero na escola, assim como as persistentes desigualdades de gêneros e as consequências prejudiciais da discriminação e violência presentes no desenvolvimento escolar e psicossocial dos estudantes. Conforme reflexões, o estudo discutiu sobre estratégias educacionais para promover a inclusão, equidade de gênero e respeito à diversidade nas escolas públicas, ressaltando a importância de abordagens sensíveis a esses temas no currículo escolar, bem como a necessidade de formações docentes para lidar com questões relacionadas à sexualidade e ao gênero em sala de aula. Com base nos resultados, o estudo destaca a necessidade de promover um ambiente escolar seguro, equitativo e acolhedor para todos envolvidos. Ao final, são apontadas direções para futuras pesquisas e intervenções educacionais que promovam a aceitação, o respeito e a valorização da diversidade nas escolas, visando criar um ambiente propício ao desenvolvimento integral dos estudantes e ao fortalecimento de uma cultura de respeito, acolhimento e tolerância.