Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO EXPLORADOR KIDS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114906
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8612
    "inscrito_id" => 14265
    "titulo" => "O USO DO EXPLORADOR KIDS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA."
    "resumo" => "O uso cada vez mais intenso das tecnologias digitais no cotidiano das crianças possibilitou modificações na forma como brincam, interagem e se apropriam do conhecimento, tendo em vista que acessam conteúdos digitais antes mesmo de dominarem o código escrito. Essa realidade impulsionou novos desafios ao contexto educacional, bem como a integração das (TIC’s) na Educação Infantil, sobretudo no que corresponde à reestruturação das práticas de ensino. Diante desse contexto, este artigo tem como objetivo refletir sobre a experiência do uso do recurso tecnológico Explorador KIDS em uma turma de Educação Infantil da rede pública de Ensino de Campina Grande/PB, como incentivo ao processo de ensino e aprendizagem, possibilitando o acesso igualitário social as (TIC’s) e evidenciando o protagonismo dos alunos. O mesmo é um projeto da Escola Maker que visa desenvolver o pensamento computacional, direitos de aprendizagem, campos de experiência, letramento e conhecimentos matemáticos na Educação Infantil. Oferece recursos interativos, adaptativos e apaixonantes para ensinar e aprender com as crianças. Além disso, transforma a educação em uma experiência lúdica e divertida, dando protagonismo às crianças no desenvolvimento de seus conhecimentos. Nesta vertente, essa experiência permitiu enxergar caminhos e possibilidades ao desenvolvimento do currículo da Educação Infantil com uso das (TIC’s), revelando oportunidades que podem contribuir com a aprendizagem das crianças pequenas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14265_TB8612_06082024234138.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARÍLIA GERLANE GUIMARÃES DA SILVA IDALINO"
    "autor_nome_curto" => "MARÍLIA"
    "autor_email" => "mariliagerlany@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114906
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8612
    "inscrito_id" => 14265
    "titulo" => "O USO DO EXPLORADOR KIDS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA."
    "resumo" => "O uso cada vez mais intenso das tecnologias digitais no cotidiano das crianças possibilitou modificações na forma como brincam, interagem e se apropriam do conhecimento, tendo em vista que acessam conteúdos digitais antes mesmo de dominarem o código escrito. Essa realidade impulsionou novos desafios ao contexto educacional, bem como a integração das (TIC’s) na Educação Infantil, sobretudo no que corresponde à reestruturação das práticas de ensino. Diante desse contexto, este artigo tem como objetivo refletir sobre a experiência do uso do recurso tecnológico Explorador KIDS em uma turma de Educação Infantil da rede pública de Ensino de Campina Grande/PB, como incentivo ao processo de ensino e aprendizagem, possibilitando o acesso igualitário social as (TIC’s) e evidenciando o protagonismo dos alunos. O mesmo é um projeto da Escola Maker que visa desenvolver o pensamento computacional, direitos de aprendizagem, campos de experiência, letramento e conhecimentos matemáticos na Educação Infantil. Oferece recursos interativos, adaptativos e apaixonantes para ensinar e aprender com as crianças. Além disso, transforma a educação em uma experiência lúdica e divertida, dando protagonismo às crianças no desenvolvimento de seus conhecimentos. Nesta vertente, essa experiência permitiu enxergar caminhos e possibilidades ao desenvolvimento do currículo da Educação Infantil com uso das (TIC’s), revelando oportunidades que podem contribuir com a aprendizagem das crianças pequenas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14265_TB8612_06082024234138.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARÍLIA GERLANE GUIMARÃES DA SILVA IDALINO"
    "autor_nome_curto" => "MARÍLIA"
    "autor_email" => "mariliagerlany@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O uso cada vez mais intenso das tecnologias digitais no cotidiano das crianças possibilitou modificações na forma como brincam, interagem e se apropriam do conhecimento, tendo em vista que acessam conteúdos digitais antes mesmo de dominarem o código escrito. Essa realidade impulsionou novos desafios ao contexto educacional, bem como a integração das (TIC’s) na Educação Infantil, sobretudo no que corresponde à reestruturação das práticas de ensino. Diante desse contexto, este artigo tem como objetivo refletir sobre a experiência do uso do recurso tecnológico Explorador KIDS em uma turma de Educação Infantil da rede pública de Ensino de Campina Grande/PB, como incentivo ao processo de ensino e aprendizagem, possibilitando o acesso igualitário social as (TIC’s) e evidenciando o protagonismo dos alunos. O mesmo é um projeto da Escola Maker que visa desenvolver o pensamento computacional, direitos de aprendizagem, campos de experiência, letramento e conhecimentos matemáticos na Educação Infantil. Oferece recursos interativos, adaptativos e apaixonantes para ensinar e aprender com as crianças. Além disso, transforma a educação em uma experiência lúdica e divertida, dando protagonismo às crianças no desenvolvimento de seus conhecimentos. Nesta vertente, essa experiência permitiu enxergar caminhos e possibilidades ao desenvolvimento do currículo da Educação Infantil com uso das (TIC’s), revelando oportunidades que podem contribuir com a aprendizagem das crianças pequenas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.