O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114904 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8609 "inscrito_id" => 3662 "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA" "resumo" => "A lógica, ou raciocínio lógico, é constantemente associado à matemática ou ao seu estudo. É comum, na sociedade em geral, a ideia de que problemas complexos de lógica podem ser facilmente resolvidos por alguém com conhecimentos avançados em matemática. No entanto, a base da lógica não está associada a estudos matemáticos e sim a argumentações convincentes. Porém, é importante evidenciar que apesar da matemática não ser o principal conhecimento que aguça o desenvolvimento do raciocínio lógico, ela é um terreno bastante promissor para isso. Certamente, problemas de lógica nas aulas de matemática contribuem para o desenvolvimento do raciocínio lógico, pois despertam a atenção e instigam o desejo de solucionar problemas, já que as premissas sempre são formuladas por frases que anunciam informações, as quais dizem algo que exige uma conclusão. Neste sentido, o presente trabalho tem como principal objetivo apontar a importância do uso do raciocínio lógico matemático, como modo de estudar, aprender e ensinar matemática, desde a infância. É preocupação, também, entender como acontece o processo de resolução de problemas através da lógica e como o professor pode utilizar-se de atividades práticas para seu desenvolvimento. Metodologicamente, podemos afirmar que a pesquisa é teórica, ou seja, consiste na discussão e comprovação da teoria, além de possíveis revisões de sua validade e alcance. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica em trabalhos de diversos autores, entre eles artigos, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Tais publicações permitiram embasamento teórico possibilitando a construção das compreensões apresentadas. Conclui-se as considerações com a compreensão de que o raciocínio lógico só é adquirido pelos alunos a partir de atividades que os propiciem resolver problemas pela compreensão. Por isso é fundamental que as metodologias de ensino trabalhem o raciocínio lógico desde os primeiros anos escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID3662_TB8609_06082024233934.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WEMERSON PIMENTEL SARAIVA" "autor_nome_curto" => "WEMERSON" "autor_email" => "wemersonnorte@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114904 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8609 "inscrito_id" => 3662 "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA" "resumo" => "A lógica, ou raciocínio lógico, é constantemente associado à matemática ou ao seu estudo. É comum, na sociedade em geral, a ideia de que problemas complexos de lógica podem ser facilmente resolvidos por alguém com conhecimentos avançados em matemática. No entanto, a base da lógica não está associada a estudos matemáticos e sim a argumentações convincentes. Porém, é importante evidenciar que apesar da matemática não ser o principal conhecimento que aguça o desenvolvimento do raciocínio lógico, ela é um terreno bastante promissor para isso. Certamente, problemas de lógica nas aulas de matemática contribuem para o desenvolvimento do raciocínio lógico, pois despertam a atenção e instigam o desejo de solucionar problemas, já que as premissas sempre são formuladas por frases que anunciam informações, as quais dizem algo que exige uma conclusão. Neste sentido, o presente trabalho tem como principal objetivo apontar a importância do uso do raciocínio lógico matemático, como modo de estudar, aprender e ensinar matemática, desde a infância. É preocupação, também, entender como acontece o processo de resolução de problemas através da lógica e como o professor pode utilizar-se de atividades práticas para seu desenvolvimento. Metodologicamente, podemos afirmar que a pesquisa é teórica, ou seja, consiste na discussão e comprovação da teoria, além de possíveis revisões de sua validade e alcance. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica em trabalhos de diversos autores, entre eles artigos, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Tais publicações permitiram embasamento teórico possibilitando a construção das compreensões apresentadas. Conclui-se as considerações com a compreensão de que o raciocínio lógico só é adquirido pelos alunos a partir de atividades que os propiciem resolver problemas pela compreensão. Por isso é fundamental que as metodologias de ensino trabalhem o raciocínio lógico desde os primeiros anos escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID3662_TB8609_06082024233934.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WEMERSON PIMENTEL SARAIVA" "autor_nome_curto" => "WEMERSON" "autor_email" => "wemersonnorte@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }