A lógica, ou raciocínio lógico, é constantemente associado à matemática ou ao seu estudo. É comum, na sociedade em geral, a ideia de que problemas complexos de lógica podem ser facilmente resolvidos por alguém com conhecimentos avançados em matemática. No entanto, a base da lógica não está associada a estudos matemáticos e sim a argumentações convincentes. Porém, é importante evidenciar que apesar da matemática não ser o principal conhecimento que aguça o desenvolvimento do raciocínio lógico, ela é um terreno bastante promissor para isso. Certamente, problemas de lógica nas aulas de matemática contribuem para o desenvolvimento do raciocínio lógico, pois despertam a atenção e instigam o desejo de solucionar problemas, já que as premissas sempre são formuladas por frases que anunciam informações, as quais dizem algo que exige uma conclusão. Neste sentido, o presente trabalho tem como principal objetivo apontar a importância do uso do raciocínio lógico matemático, como modo de estudar, aprender e ensinar matemática, desde a infância. É preocupação, também, entender como acontece o processo de resolução de problemas através da lógica e como o professor pode utilizar-se de atividades práticas para seu desenvolvimento. Metodologicamente, podemos afirmar que a pesquisa é teórica, ou seja, consiste na discussão e comprovação da teoria, além de possíveis revisões de sua validade e alcance. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica em trabalhos de diversos autores, entre eles artigos, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Tais publicações permitiram embasamento teórico possibilitando a construção das compreensões apresentadas. Conclui-se as considerações com a compreensão de que o raciocínio lógico só é adquirido pelos alunos a partir de atividades que os propiciem resolver problemas pela compreensão. Por isso é fundamental que as metodologias de ensino trabalhem o raciocínio lógico desde os primeiros anos escolares.