Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS EXPERIMENTAIS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110807
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2706
    "inscrito_id" => 10854
    "titulo" => "PRÁTICAS EXPERIMENTAIS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica (PRP), tem por objetivo o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura, onde os licenciandos(as) conseguem vivenciar a dinâmica da educação básica com a socialização de conhecimentos e experiências. O presente trabalho visou trabalhar práticas experimentais como estratégia de ensino-aprendizagem e aplicação de conhecimentos no cotidiano dos estudantes. As atividades foram desenvolvidas pelos(as) residentes do PRP Biologia Campus I da Universidade Federal da Paraíba-UFPB, com cerca de 300 estudantes das turmas dos 6º e 7º anos do ensino fundamental do Centro Educacional Experimental de Ensino e Aprendizagem Sesquicentenário, uma escola estadual, localizada no município de João Pessoa/PB. As ações aconteceram quinzenalmente durante as aulas práticas laboratoriais da disciplina Ciências onde foram utilizados equipamentos, soluções químicas controladas, materiais didáticos diversificados e dinâmicas corporais, prezando sempre pela transdisciplinaridade entre Química, Física e Biologia, objetivando transpor os conhecimentos teóricos vistos em sala de aula. Ao longo das atividades, sempre que possível, eram contextualizados os assuntos trabalhados, com o cotidiano dos estudantes, como forma de melhorar a compreensão e aprendizagem dos conteúdos. Durante as aulas, notou-se uma expressiva participação dos estudantes, bem como uma forte demonstração de interesse do início ao fim das atividades realizadas. Vale ressaltar que a ansiedade dos estudantes era notável, pincipalmente, nos dias que precediam as aulas práticas, mostrando que tais atividades se tornaram atrativas para os estudantes. Para os(as) licenciandos(as) do PRP se mostraram como fundamentais no aprimoramento da formação inicial, pela vivência, troca de conhecimentos e de experiências com preceptores, estudantes e comunidade escolar, proporcionando uma imersão no ambiente da educação básica. O desenvolvimento de novas metodologias, dinâmicas e inclusivas, além de beneficiarem toda comunidade escolar, permitiram os(as) Licenciandos(as) compreender o significado, pessoal e social, do trabalho docente"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10854_TB2706_08042024151346.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALYSSON GUEDES COUTINHO"
    "autor_nome_curto" => "ALYSSON"
    "autor_email" => "guedescoutinho@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110807
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2706
    "inscrito_id" => 10854
    "titulo" => "PRÁTICAS EXPERIMENTAIS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica (PRP), tem por objetivo o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura, onde os licenciandos(as) conseguem vivenciar a dinâmica da educação básica com a socialização de conhecimentos e experiências. O presente trabalho visou trabalhar práticas experimentais como estratégia de ensino-aprendizagem e aplicação de conhecimentos no cotidiano dos estudantes. As atividades foram desenvolvidas pelos(as) residentes do PRP Biologia Campus I da Universidade Federal da Paraíba-UFPB, com cerca de 300 estudantes das turmas dos 6º e 7º anos do ensino fundamental do Centro Educacional Experimental de Ensino e Aprendizagem Sesquicentenário, uma escola estadual, localizada no município de João Pessoa/PB. As ações aconteceram quinzenalmente durante as aulas práticas laboratoriais da disciplina Ciências onde foram utilizados equipamentos, soluções químicas controladas, materiais didáticos diversificados e dinâmicas corporais, prezando sempre pela transdisciplinaridade entre Química, Física e Biologia, objetivando transpor os conhecimentos teóricos vistos em sala de aula. Ao longo das atividades, sempre que possível, eram contextualizados os assuntos trabalhados, com o cotidiano dos estudantes, como forma de melhorar a compreensão e aprendizagem dos conteúdos. Durante as aulas, notou-se uma expressiva participação dos estudantes, bem como uma forte demonstração de interesse do início ao fim das atividades realizadas. Vale ressaltar que a ansiedade dos estudantes era notável, pincipalmente, nos dias que precediam as aulas práticas, mostrando que tais atividades se tornaram atrativas para os estudantes. Para os(as) licenciandos(as) do PRP se mostraram como fundamentais no aprimoramento da formação inicial, pela vivência, troca de conhecimentos e de experiências com preceptores, estudantes e comunidade escolar, proporcionando uma imersão no ambiente da educação básica. O desenvolvimento de novas metodologias, dinâmicas e inclusivas, além de beneficiarem toda comunidade escolar, permitiram os(as) Licenciandos(as) compreender o significado, pessoal e social, do trabalho docente"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10854_TB2706_08042024151346.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALYSSON GUEDES COUTINHO"
    "autor_nome_curto" => "ALYSSON"
    "autor_email" => "guedescoutinho@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica (PRP), tem por objetivo o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura, onde os licenciandos(as) conseguem vivenciar a dinâmica da educação básica com a socialização de conhecimentos e experiências. O presente trabalho visou trabalhar práticas experimentais como estratégia de ensino-aprendizagem e aplicação de conhecimentos no cotidiano dos estudantes. As atividades foram desenvolvidas pelos(as) residentes do PRP Biologia Campus I da Universidade Federal da Paraíba-UFPB, com cerca de 300 estudantes das turmas dos 6º e 7º anos do ensino fundamental do Centro Educacional Experimental de Ensino e Aprendizagem Sesquicentenário, uma escola estadual, localizada no município de João Pessoa/PB. As ações aconteceram quinzenalmente durante as aulas práticas laboratoriais da disciplina Ciências onde foram utilizados equipamentos, soluções químicas controladas, materiais didáticos diversificados e dinâmicas corporais, prezando sempre pela transdisciplinaridade entre Química, Física e Biologia, objetivando transpor os conhecimentos teóricos vistos em sala de aula. Ao longo das atividades, sempre que possível, eram contextualizados os assuntos trabalhados, com o cotidiano dos estudantes, como forma de melhorar a compreensão e aprendizagem dos conteúdos. Durante as aulas, notou-se uma expressiva participação dos estudantes, bem como uma forte demonstração de interesse do início ao fim das atividades realizadas. Vale ressaltar que a ansiedade dos estudantes era notável, pincipalmente, nos dias que precediam as aulas práticas, mostrando que tais atividades se tornaram atrativas para os estudantes. Para os(as) licenciandos(as) do PRP se mostraram como fundamentais no aprimoramento da formação inicial, pela vivência, troca de conhecimentos e de experiências com preceptores, estudantes e comunidade escolar, proporcionando uma imersão no ambiente da educação básica. O desenvolvimento de novas metodologias, dinâmicas e inclusivas, além de beneficiarem toda comunidade escolar, permitiram os(as) Licenciandos(as) compreender o significado, pessoal e social, do trabalho docente

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.