Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA JUNGUIANA: A PERSPECTIVA ARQUETÍPICA NA DINÂMICA PROFESSOR-ALUNO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da educação
0 of 0
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114008 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7311 "inscrito_id" => 534 "titulo" => "EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA JUNGUIANA: A PERSPECTIVA ARQUETÍPICA NA DINÂMICA PROFESSOR-ALUNO" "resumo" => "Este estudo, fundamentado na psicologia analítica de Carl Gustav Jung, trata da perspectiva arquetípica na dinâmica da relação da figura do professor e aluno. Realiza considerações teóricas a partir de Jung (2012), Wendt (2003) e de Saiani (2000) sobre a relação entre a educação, a psicologia analítica e a proposta arquetípica na relação professor-aluno. No ambiente educativo, ambas figuras ativam padrões internos de comportamento. Para o aluno, encontrar um professor não significa apenas aprender com alguém de fora, mas também despertar seu próprio potencial interno de ensinar e aprender. De modo igual, o professor que ao ensinar também acessa seu próprio lado de aprendiz, estando aberto novas experiências. Essa dinâmica ocorre em todos os níveis de ensino, desde a educação infantil, passando pelo ensino fundamental e médio, até a universidade. É essencial o aprofundamento dos estudos que concerne à discussão para adoção de novos métodos com uma abordagem simbólica e arquetípica em todos os níveis de ensino para criar uma relação emocional entre professor e aluno que seja construtiva. É nas instituições de ensino, um espaço diversificado e de construção de conhecimento, que a capacitação desses futuros profissionais deve ser priorizada. Este ambiente proporciona as melhores oportunidades para desenvolver competências e habilidades necessárias, que se deveria ter a oportunidade de capacitar profissionais, não somente no nível intelectual, mas, principalmente, no âmbito emocional.Este estudo, fundamentado na psicologia analítica de Carl Gustav Jung, trata da perspectiva arquetípica na dinâmica da relação da figura do professor e aluno. R" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID534_TB7311_27102024220726.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA VERLÊNIA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "VERLÊNIA LIMAH" "autor_email" => "verlenialima@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114008 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7311 "inscrito_id" => 534 "titulo" => "EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA JUNGUIANA: A PERSPECTIVA ARQUETÍPICA NA DINÂMICA PROFESSOR-ALUNO" "resumo" => "Este estudo, fundamentado na psicologia analítica de Carl Gustav Jung, trata da perspectiva arquetípica na dinâmica da relação da figura do professor e aluno. Realiza considerações teóricas a partir de Jung (2012), Wendt (2003) e de Saiani (2000) sobre a relação entre a educação, a psicologia analítica e a proposta arquetípica na relação professor-aluno. No ambiente educativo, ambas figuras ativam padrões internos de comportamento. Para o aluno, encontrar um professor não significa apenas aprender com alguém de fora, mas também despertar seu próprio potencial interno de ensinar e aprender. De modo igual, o professor que ao ensinar também acessa seu próprio lado de aprendiz, estando aberto novas experiências. Essa dinâmica ocorre em todos os níveis de ensino, desde a educação infantil, passando pelo ensino fundamental e médio, até a universidade. É essencial o aprofundamento dos estudos que concerne à discussão para adoção de novos métodos com uma abordagem simbólica e arquetípica em todos os níveis de ensino para criar uma relação emocional entre professor e aluno que seja construtiva. É nas instituições de ensino, um espaço diversificado e de construção de conhecimento, que a capacitação desses futuros profissionais deve ser priorizada. Este ambiente proporciona as melhores oportunidades para desenvolver competências e habilidades necessárias, que se deveria ter a oportunidade de capacitar profissionais, não somente no nível intelectual, mas, principalmente, no âmbito emocional.Este estudo, fundamentado na psicologia analítica de Carl Gustav Jung, trata da perspectiva arquetípica na dinâmica da relação da figura do professor e aluno. R" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID534_TB7311_27102024220726.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA VERLÊNIA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "VERLÊNIA LIMAH" "autor_email" => "verlenialima@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este estudo, fundamentado na psicologia analítica de Carl Gustav Jung, trata da perspectiva arquetípica na dinâmica da relação da figura do professor e aluno. Realiza considerações teóricas a partir de Jung (2012), Wendt (2003) e de Saiani (2000) sobre a relação entre a educação, a psicologia analítica e a proposta arquetípica na relação professor-aluno. No ambiente educativo, ambas figuras ativam padrões internos de comportamento. Para o aluno, encontrar um professor não significa apenas aprender com alguém de fora, mas também despertar seu próprio potencial interno de ensinar e aprender. De modo igual, o professor que ao ensinar também acessa seu próprio lado de aprendiz, estando aberto novas experiências. Essa dinâmica ocorre em todos os níveis de ensino, desde a educação infantil, passando pelo ensino fundamental e médio, até a universidade. É essencial o aprofundamento dos estudos que concerne à discussão para adoção de novos métodos com uma abordagem simbólica e arquetípica em todos os níveis de ensino para criar uma relação emocional entre professor e aluno que seja construtiva. É nas instituições de ensino, um espaço diversificado e de construção de conhecimento, que a capacitação desses futuros profissionais deve ser priorizada. Este ambiente proporciona as melhores oportunidades para desenvolver competências e habilidades necessárias, que se deveria ter a oportunidade de capacitar profissionais, não somente no nível intelectual, mas, principalmente, no âmbito emocional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.