Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELAÇÕES ENTRE FATORES ACADÊMICOS E A SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFRR / CAMPUS BOA VISTA ZONA OESTE

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O estudo das relações entre Fatores Acadêmicos e Saúde Mental dos Estudantes dos Cursos Técnicos Integrados do Campus Boa Vista Zona Oeste do IFRR objetivou analisar as relações entre ansiedade, depressão e estresse com a qualidade das vivências acadêmicas estabelecidas durante o primeiro ano de ingresso nos cursos técnicos, a partir da compreensão da relação entre adoecimento e fatores acadêmicos e sua interferência no processo de aprendizagem dos estudantes, visando à reflexão sobre possíveis estratégias que favoreçam experiências acadêmicas mais positivas com foco no êxito escolar. A pesquisa teve como base teórica os estudos que possibilitam maior compreensão acerca da crença de “Autoeficácia”, conceito defendido pelos autores Valdebenito (2017), Souza (2013) e Pocinho e Capelo (2009). Trata-se de uma pesquisa básica de natureza qualitativa, com abordagem de caráter descritivo, caracterizada como um estudo de caso. Foi aplicado um questionário que obteve como retorno 20% dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, no período letivo de 2021. A pesquisa contemplou questões relacionadas à: Caracterização sociodemográfica e acadêmica; Comportamentos de saúde; Histórico de saúde mental; e Percepção de vulnerabilidade em saúde mental. Analisou-se que 33,3% dos estudantes procuraram ajuda psicológica ou psiquiátrica no último ano e 16,7% fizeram acompanhamento psicoterápico ou psiquiátrico. E, ainda, 38,9% possuem histórico familiar de Transtornos Mentais e 50% indicaram que as atividades desenvolvidas na condição de estudante no IFRR, afeta a saúde mental de seus colegas, e, 22,2% assinalaram que as atividades desenvolvidas afetam a própria saúde mental. Dessa forma, compreende-se a relevância desse estudo para a discussão da política de assistência psicossocial aos estudantes que ingressam nos cursos técnicos ofertados em regime integral no IFRR, considerando o contexto social e familiar que os estudantes possuem, assim como analisar como a rotina escolar pode acentuar a saúde mental destes.

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