O presente artigo, cujo título “O papel do orientador educacional na escola Mário da Silva Bem, no município de Juazeiro do Norte - Ce e suas contribuições para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes” é o resultado de um estudo e aprendizagem realizado a partir da disciplina de Trabalho e Conclusão de Curso da Especialização em Psicologia Aplicada a Educação da Universidade Regional do Cariri – URCA, cujo objetivo é compreender o trabalho desse profissional diante das dificuldades socioemocional identificadas no cotidiano do espaço escolar. O Objeto central do trabalho é o papel do orientador educacional que contribui para o desenvolvimento e aprendizagens dos alunos a partir de uma vertente emancipadora. De acordo, com o documento norteador das atribuições dos cargos da Secretaria Municipal de Educação, esse profissional estar lotado em uma escola e dar suporte pedagógico ao núcleo gestor. Nele é exemplificado as atribuições que são: orientar junto ao núcleo gestor, os alunos, buscando um desenvolvimento pessoal, dando suporte a sua formação como cidadão; ajudar nas resoluções de conflitos entre alunos/professores/família, visando um ambiente de paz, e contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. O orientador, segundo esse documento, deve atuar como uma ponte entre instituição e comunidade, abrindo o diálogo entre ambas para entender as expectativas e realidade do planejamento escolar e seus resultados. Para realização do artigo utilizamos como técnica metodológica a pesquisa bibliográfica, tomando como autores centrais Grispun (2011), Balestro (2005). Em contribuição com a análise do tema e a compreensão da realidade do objeto de pesquisa, realizamos análise documental e estudo de caso.