A presente pesquisa é fruto de um estudo desenvolvido durante o período da pandemia causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, retratando a realidade de uma escola da rede pública de ensino do município de São Luís- MA. O ambiente virtual era pouco explorada nessa escola, com isso, surgiram novos desafios aos professores e alunos, destacando a fase de alfabetização e letramento. O objetivo geral desta pesquisa é investigar a trajetória do processo de ensino e aprendizagem no ciclo da alfabetização e letramento durante o ensino remoto nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública. Como objetivos específicos, visa-se: conhecer as ações executadas por uma escola da rede pública para a oferta da alfabetização e do letramento durante a pandemia de Covid-19; identificar as principais dificuldades de aquisição da leitura, escrita e letramento nos anos iniciais; analisar as intervenções pedagógicas diante das dificuldades apresentadas pelos alunos no contexto da pandemia. Tem-se como questão norteadora entender como uma escola da rede pública de São Luís-MA enfrentou as dificuldades de ensino-aprendizagem dos alunos e professores no ciclo da alfabetização e letramento, em um contexto atípico de pandemia. A pesquisa é fundamentada por autores, pensadores e estudiosos, e a metodologia escolhida é de cunho qualitativo com uma abordagem exploratória e os dados foram coletados de forma remota por meio da Plataforma Google Forms. Considerando os resultados da pesquisa, foi possível entender que as mudanças repentinas que a educação passou durante a pandemia afetou todos os envolvidos de formas variadas, enfrentando desafios para a adaptação. O distanciamento social e afetivo, e as barreiras causadas pela pandemia trouxeram grandes desafios aos professores, alunos e familiares no processo de alfabetização e letramento. Atualmente já é visível os danos causados pela pandemia na educação, o que requer ainda mais estudos e pesquisas.