EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO CENÁRIO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA EM SÃO LUÍS -MA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112342 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4931 "inscrito_id" => 3155 "titulo" => "EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO CENÁRIO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA EM SÃO LUÍS -MA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A presente pesquisa é fruto de um estudo desenvolvido durante o período da pandemia causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, retratando a realidade de uma escola da rede pública de ensino do município de São Luís- MA. O ambiente virtual era pouco explorada nessa escola, com isso, surgiram novos desafios aos professores e alunos, destacando a fase de alfabetização e letramento. O objetivo geral desta pesquisa é investigar a trajetória do processo de ensino e aprendizagem no ciclo da alfabetização e letramento durante o ensino remoto nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública. Como objetivos específicos, visa-se: conhecer as ações executadas por uma escola da rede pública para a oferta da alfabetização e do letramento durante a pandemia de Covid-19; identificar as principais dificuldades de aquisição da leitura, escrita e letramento nos anos iniciais; analisar as intervenções pedagógicas diante das dificuldades apresentadas pelos alunos no contexto da pandemia. Tem-se como questão norteadora entender como uma escola da rede pública de São Luís-MA enfrentou as dificuldades de ensino-aprendizagem dos alunos e professores no ciclo da alfabetização e letramento, em um contexto atípico de pandemia. A pesquisa é fundamentada por autores, pensadores e estudiosos, e a metodologia escolhida é de cunho qualitativo com uma abordagem exploratória e os dados foram coletados de forma remota por meio da Plataforma Google Forms. Considerando os resultados da pesquisa, foi possível entender que as mudanças repentinas que a educação passou durante a pandemia afetou todos os envolvidos de formas variadas, enfrentando desafios para a adaptação. O distanciamento social e afetivo, e as barreiras causadas pela pandemia trouxeram grandes desafios aos professores, alunos e familiares no processo de alfabetização e letramento. Atualmente já é visível os danos causados pela pandemia na educação, o que requer ainda mais estudos e pesquisas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3155_TB4931_27102024191353.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA GABRIELLY ALMEIDA COIMBRA" "autor_nome_curto" => "Gabrielly" "autor_email" => "agabrielly019@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112342 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4931 "inscrito_id" => 3155 "titulo" => "EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO CENÁRIO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA EM SÃO LUÍS -MA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A presente pesquisa é fruto de um estudo desenvolvido durante o período da pandemia causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, retratando a realidade de uma escola da rede pública de ensino do município de São Luís- MA. O ambiente virtual era pouco explorada nessa escola, com isso, surgiram novos desafios aos professores e alunos, destacando a fase de alfabetização e letramento. O objetivo geral desta pesquisa é investigar a trajetória do processo de ensino e aprendizagem no ciclo da alfabetização e letramento durante o ensino remoto nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública. Como objetivos específicos, visa-se: conhecer as ações executadas por uma escola da rede pública para a oferta da alfabetização e do letramento durante a pandemia de Covid-19; identificar as principais dificuldades de aquisição da leitura, escrita e letramento nos anos iniciais; analisar as intervenções pedagógicas diante das dificuldades apresentadas pelos alunos no contexto da pandemia. Tem-se como questão norteadora entender como uma escola da rede pública de São Luís-MA enfrentou as dificuldades de ensino-aprendizagem dos alunos e professores no ciclo da alfabetização e letramento, em um contexto atípico de pandemia. A pesquisa é fundamentada por autores, pensadores e estudiosos, e a metodologia escolhida é de cunho qualitativo com uma abordagem exploratória e os dados foram coletados de forma remota por meio da Plataforma Google Forms. Considerando os resultados da pesquisa, foi possível entender que as mudanças repentinas que a educação passou durante a pandemia afetou todos os envolvidos de formas variadas, enfrentando desafios para a adaptação. O distanciamento social e afetivo, e as barreiras causadas pela pandemia trouxeram grandes desafios aos professores, alunos e familiares no processo de alfabetização e letramento. Atualmente já é visível os danos causados pela pandemia na educação, o que requer ainda mais estudos e pesquisas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3155_TB4931_27102024191353.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA GABRIELLY ALMEIDA COIMBRA" "autor_nome_curto" => "Gabrielly" "autor_email" => "agabrielly019@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }