Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LIMITES E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE LIBRAS NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113205
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6198
    "inscrito_id" => 4569
    "titulo" => "LIMITES E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE LIBRAS NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA"
    "resumo" => "A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma das línguas utilizadas pelas Comunidades Surdas no Brasil, sendo reconhecida por lei como meio legal de comunicação e expressão, fundamental para a acessibilidade e inclusão de surdos no contexto educacional em todas as esferas. Todavia, nem todas as instituições de ensino contam com tradutores/intérpretes de Libras/Língua Portuguesa, muito menos disciplina regular de Libras e formação continuada voltada aos docentes. Diante do exposto, este estudo tem como objetivo analisar trabalhos que se debruçam sobre o ensino de Libras em instituições escolares. Para tanto, recorreu-se à pesquisa bibliográfica em artigos e trabalhos voltados à área, disponíveis na Plataforma Google Acadêmico. Utilizou-se como descritor para a busca: “Libras”, “Ensino de Libras” e “Inclusão Escolar”, tendo nove trabalhos como produto desta pesquisa. Os achados apontam para a necessidade de um aparato que envolve recursos diversos, tais como intérpretes e acessibilidade curricular para que as pessoas se sintam aptas socialmente a partir da escola, ambiente onde o uso da Libras deve se fazer legítimo, garantindo a inclusão educacional e social como importante chave para esse caminho. Destaca-se que os estudos na área ainda são escassos. Nesse sentido, o Brasil ainda precisa caminhar muito para que os alunos tenham uma formação que priorize qualidade e equidade, sendo necessária a garantia do acesso à educação para todos sem que haja obstáculos. Garantir acesso ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais contribui para que a população surda consiga se comunicar de maneira mais eficaz, além de ser imprescindível para o acesso à educação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "673cbecbb319f_19112024133731.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => "2024-11-19 13:37:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO WESLEY SILVA FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "Wesley"
    "autor_email" => "wesleyfreitasmds@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113205
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6198
    "inscrito_id" => 4569
    "titulo" => "LIMITES E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE LIBRAS NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA"
    "resumo" => "A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma das línguas utilizadas pelas Comunidades Surdas no Brasil, sendo reconhecida por lei como meio legal de comunicação e expressão, fundamental para a acessibilidade e inclusão de surdos no contexto educacional em todas as esferas. Todavia, nem todas as instituições de ensino contam com tradutores/intérpretes de Libras/Língua Portuguesa, muito menos disciplina regular de Libras e formação continuada voltada aos docentes. Diante do exposto, este estudo tem como objetivo analisar trabalhos que se debruçam sobre o ensino de Libras em instituições escolares. Para tanto, recorreu-se à pesquisa bibliográfica em artigos e trabalhos voltados à área, disponíveis na Plataforma Google Acadêmico. Utilizou-se como descritor para a busca: “Libras”, “Ensino de Libras” e “Inclusão Escolar”, tendo nove trabalhos como produto desta pesquisa. Os achados apontam para a necessidade de um aparato que envolve recursos diversos, tais como intérpretes e acessibilidade curricular para que as pessoas se sintam aptas socialmente a partir da escola, ambiente onde o uso da Libras deve se fazer legítimo, garantindo a inclusão educacional e social como importante chave para esse caminho. Destaca-se que os estudos na área ainda são escassos. Nesse sentido, o Brasil ainda precisa caminhar muito para que os alunos tenham uma formação que priorize qualidade e equidade, sendo necessária a garantia do acesso à educação para todos sem que haja obstáculos. Garantir acesso ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais contribui para que a população surda consiga se comunicar de maneira mais eficaz, além de ser imprescindível para o acesso à educação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "673cbecbb319f_19112024133731.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => "2024-11-19 13:37:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO WESLEY SILVA FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "Wesley"
    "autor_email" => "wesleyfreitasmds@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma das línguas utilizadas pelas Comunidades Surdas no Brasil, sendo reconhecida por lei como meio legal de comunicação e expressão, fundamental para a acessibilidade e inclusão de surdos no contexto educacional em todas as esferas. Todavia, nem todas as instituições de ensino contam com tradutores/intérpretes de Libras/Língua Portuguesa, muito menos disciplina regular de Libras e formação continuada voltada aos docentes. Diante do exposto, este estudo tem como objetivo analisar trabalhos que se debruçam sobre o ensino de Libras em instituições escolares. Para tanto, recorreu-se à pesquisa bibliográfica em artigos e trabalhos voltados à área, disponíveis na Plataforma Google Acadêmico. Utilizou-se como descritor para a busca: “Libras”, “Ensino de Libras” e “Inclusão Escolar”, tendo nove trabalhos como produto desta pesquisa. Os achados apontam para a necessidade de um aparato que envolve recursos diversos, tais como intérpretes e acessibilidade curricular para que as pessoas se sintam aptas socialmente a partir da escola, ambiente onde o uso da Libras deve se fazer legítimo, garantindo a inclusão educacional e social como importante chave para esse caminho. Destaca-se que os estudos na área ainda são escassos. Nesse sentido, o Brasil ainda precisa caminhar muito para que os alunos tenham uma formação que priorize qualidade e equidade, sendo necessária a garantia do acesso à educação para todos sem que haja obstáculos. Garantir acesso ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais contribui para que a população surda consiga se comunicar de maneira mais eficaz, além de ser imprescindível para o acesso à educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.