A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma das línguas utilizadas pelas Comunidades Surdas no Brasil, sendo reconhecida por lei como meio legal de comunicação e expressão, fundamental para a acessibilidade e inclusão de surdos no contexto educacional em todas as esferas. Todavia, nem todas as instituições de ensino contam com tradutores/intérpretes de Libras/Língua Portuguesa, muito menos disciplina regular de Libras e formação continuada voltada aos docentes. Diante do exposto, este estudo tem como objetivo analisar trabalhos que se debruçam sobre o ensino de Libras em instituições escolares. Para tanto, recorreu-se à pesquisa bibliográfica em artigos e trabalhos voltados à área, disponíveis na Plataforma Google Acadêmico. Utilizou-se como descritor para a busca: “Libras”, “Ensino de Libras” e “Inclusão Escolar”, tendo nove trabalhos como produto desta pesquisa. Os achados apontam para a necessidade de um aparato que envolve recursos diversos, tais como intérpretes e acessibilidade curricular para que as pessoas se sintam aptas socialmente a partir da escola, ambiente onde o uso da Libras deve se fazer legítimo, garantindo a inclusão educacional e social como importante chave para esse caminho. Destaca-se que os estudos na área ainda são escassos. Nesse sentido, o Brasil ainda precisa caminhar muito para que os alunos tenham uma formação que priorize qualidade e equidade, sendo necessária a garantia do acesso à educação para todos sem que haja obstáculos. Garantir acesso ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais contribui para que a população surda consiga se comunicar de maneira mais eficaz, além de ser imprescindível para o acesso à educação.