A era digital transformou o cenário educacional, e trouxe muitas oportunidades e muitos desafios para a prática docente. Nesta perspectiva, este trabalho examina os principais desafios pedagógicos enfrentados pelos professores na integração de tecnologias digitais em suas práticas de ensino. Com base em uma revisão bibliográfica e na prática docente no ensino superior, são exploradas as dificuldades de adaptação, o desenvolvimento de novas competências e a gestão do ambiente de aprendizagem digital. A rápida evolução tecnológica exige que os professores estejam continuamente atualizados, o que representa um desafio em termos de formação e desenvolvimento profissional. A carência de recursos tecnológicos adequados e de infraestrutura nas escolas também dificulta a implementação eficaz de práticas pedagógicas digitais. Além disso, os educadores enfrentam a necessidade de desenvolver competências digitais avançadas, que vão além do uso básico de ferramentas tecnológicas, englobando a capacidade de criar conteúdos digitais, utilizar plataformas de ensino online e aplicar metodologias de ensino híbrido. Outro desafio significativo é a gestão do ambiente de aprendizagem digital, que requer novas estratégias de engajamento e interação com os alunos. A diversidade de habilidades digitais entre os alunos também apresenta dificuldades, exigindo que os professores adaptem suas abordagens para atender às diferentes necessidades. Os resultados deste estudo indicam que a superação desses desafios passa por uma formação continuada eficaz, que ofereça aos professores o conhecimento técnico e metodologias pedagógicas inovadoras. Políticas educacionais que promovam o acesso igualitário a recursos tecnológicos e o suporte técnico contínuo são essenciais. Conclui-se que, embora a era digital traga desafios complexos para a prática docente, ela também oferece a oportunidade de enriquecer o processo educativo, desde que os professores recebam o apoio e a formação necessários para navegar neste novo cenário.